Dicas para aprender Matemática
Descontrair e fazer da Matemática um jogo – eis o primeiro segredo !!!
Lembra-te de algum daqueles passatempos tipo “quebra-cabeças” que já tenhas feito. Não foi um desafio?
Pelo menos, já tens jogado jogos que te obrigam a pensar. Nem sempre ganhas, mas o que dá prazer é a dificuldade de conseguires seres vencedor. Os jogos que vences à primeira são chatos e não te estimulam.
Então, experimenta fazer da Matemática um jogo mental, um desafio divertido!
Querer decorar dá desastre!
Usar o nosso próprio raciocínio - eis o segundo segredo!
Se te preocupas em decorar “como se faz”, o mais certo é trocares tudo quando te queres lembrar novamente noutra ocasião. Também decoras as tuas ideias sobre tanta coisa de que sabes falar??
Quando falamos não estamos a procurar palavras na nossa memória.
Quando pensamos matematicamente também não podemos ir buscar tudo à nossa memória, sem percebermos o que estamos a procurar.
Pensa como usas a tua capacidade de raciocínio em tantas situações do dia a dia que já resolves sozinho, e até em jogos difíceis…
Repara: Nem conseguirias contar todas as coisas que já compreendeste até hoje!
Então, com a Matemática, experimenta trocar a preocupação de ” lembrar”, pela atitude de compreender! Muito antes de existir papel e livros, já existiam Matemáticos.
Liberta-te dos medos da Matemática…
Meter a cabeça dentro dos problemas - eis o terceiro segredo!
Pensa como costumas fazer com um jogo novo de computador: não começas a fazer “cliques” ao acaso: olhas com atenção e nada te escapa… Depois, mergulhas no jogo e descobres por ti as estratégias para atingires o objectivo…
E acabas por ser um ás! Mas, primeiro, tens que passar pela fase de errar! E o jogo nem tem graça se consegues percebê-lo logo todo!
Experimenta o mesmo nos problemas de Matemática!
Lê tudo com atenção como se estivesses realmente naquela situação, sem medo de levares tempo, sem te pores aos “cliques” sem lógica…
[Fonte]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário