Como tirar o cheiro de cachorro da sua casa

A maior parte dos leitores do blog possui um ou mais (muito mais!) bichos de estimação: cachorros, gatos, passarinhos, tartarugas, hamsters. A pedido de uma internauta, seguem algumas dicas de como manter o ambiente onde vivemos com nossos animais limpo, para evitar mau cheiro, problemas com vizinhos e até mesmo doenças.

Inicialmente, é essencial passar aspirador de pó em toda a casa (carpetes, tapetes, parquê) para tirar a poeira e os pelos que ficam nos locais, especialmente nos cantinhos. O chão deve ser lavado com água sanitária e, em uma segunda vez, com algum desinfetante específico para REMOVER odores de animais.

Quem tem gato, sabe a importância de manter a caixinha de areia sempre limpa, pois os gatos são muito higiênicos e tendem a não usar o local se ele estiver sujo. Existem algumas areias, mais caras, que ajudam a inibir o odor do xixi do felino. Quem tem pássaros ou hamster também sabe que há a necessidade de manter as gaiolas sempre asseadas.

Conversando com amigos e proprietários de animais, descobrimos vários truques que podem ser testados. Eu nunca fiz nenhum mas, sem dúvida, tentarei essa semana pra ver se funcionam.

Para tirar cheiro de xixi

Juntar água, limão e bicarbonato de sódio. Aplicar sobre o local (especialmente sofá e tapetes, pois não desbota tecido)

Retirar o excesso de xixi com papel absorvente, colocar um pouco de vinagre branco e maisena em cima da mancha e esperar secar por 3 ou 4 horas. Retirar com aspirador de pó.

Misturar álcool e vinagre em partes iguais (ou somente álcool puro) e esfregar no local, ou colocar a solução em um pulverizador e aplicar sobre o xixi.

Limpar a área com papel toalha e aplicar REMOVEDOR de odores generosamente, procurando cobrir um pouco além da área que foi suja pelo cão. Não enxaguar, nem secar com outro pano. A diferença é que o removedor age destruindo as moléculas que causam o cheiro ruim.

Para evitar que os animais façam xixi fora do lugar

Fazer um sachê com tecido e colocar duas ou três pimentas dedo de moça (a vermelha) dentro e amarrar. Colocar em cima do sofá para afastar o gato do local.

Borrifar produto específico para animais com citronela nos locais onde o animal não deve fazer xixi. (Essa eu fazia - e costumava misturar a essência com um pouco de água, borrifar e esperar secar).

[Fonte]

2 comentários:

Mirna disse...

Pobre animal. Nem todos os animais são bonitos. Eu amo meu cão. Eu banho com carinho e shampoo a seco para o seu cabelo brilhar.

Anônimo disse...


Oliver, meu gato fez xixi na mochila do meu genro e o cheiro está insuportável. Eu vou por em prática uma dessas dicas.