Auto exame - Um poderoso aliado contra o câncer de mama

cancer-de-mama

Cientistas do MIT (o célebre Massachussets Institute of Technology), do Albert Einstein College of Medicine e do Weill Cornell Medical School desenvolveram um exame de sangue que ajuda os médicos a identificar, precisamente, que mulheres com câncer de mama podem (e devem), mesmo, ser submetidas a tratamentos mais agressivos.

Os pesquisadores, entre eles o professor de Biologia do MIT Frank Gertler, criaram o teste baseados em uma descoberta recente: três tipos de células inerentes ao câncer e que permitem dizer, com certeza, que tumores sofrerão metástase e quais têm chance de se espalhar pelo corpo.



A notícia, publicada no Clinical Cancer Research, pode significar menos internações em hospitais, menos sessões de quimioterapia e mais chance de cura para a doença. O câncer de mama é o mais comum dos cânceres em mulheres. No ano passado, 182 mil mulheres nos Estados Unidos foram diagnosticadas com a doença; destas, mais de 40 mil morreram.



A cirurgia é, quase sempre, a primeira escolha para as pacientes. Já as que sofrem com um tumor mais agressivo precisam de tratamentos adicionais, com quimioterapia e radiação – para diminuir a chance de a doença se espalhar. Contudo, estudos do MIT mostram que apenas 40% das pacientes chega a desenvolver, de fato, metástase.



“Isso significa que muitas dessas mulheres são expostas desnecessariamente aos tratamentos”, diz o co-autor do estudo, professor John S. Condeelis, da cadeira de Anatomia do Albert Einstein College of Medicine. “Ou seja, é possível evitar os efeitos colaterais desses tratamentos em grande parte das pacientes, efeitos que, muitas vezes, ajudam a piorar o quadro da doença”.



Recentemente, Condeelis descobriu que o câncer de mama só se espalha pelo corpo quando se percebe a presença de um trio de células específicos num mesmo ponto microanatômico do seio – entre elas a célula cancerígena que produz a proteína Mena.


O exame de sangue revolucionário, que está em fase de testes finais, é capaz justamente de localizar esse trio maligno e acender a luz vermelha para o médico. É questão de tempo até que as mulheres ganhem um aliado fundamental para se defender do câncer. Um aliado que diminuirá o número de vítimas e também os gastos desnecessários de pacientes, hospitais e laboratórios. Além do tempo dos médicos.


auto-exame
Fonte: Terra / Planeta Inteligente

Nenhum comentário: