Tudo que você precisa saber sobre a Caspa

Tudo que você precisa saber sobre a Caspa.

A caspa é uma das afecções cutâneas mais incômodas que podem existir. Não tanto pela sua gravidade como doença (várias outras doenças de pele são muito piores do que a caspa); mas principalmente pelo grande impacto social e estético que ela pode ter.

lavar os cabelosErradamente associada, pela ignorância popular, à falta de higiene, a caspa é apenas uma doença de pele e que tem tratamento médico. A caspa resulta da descamação do couro cabeludo. Todos nós temos “certo grau” de caspa. Afinal de contas a pele que cobre o corpo descama constantemente e, mais ou menos, a cada 28 dias vestimos uma pele completamente nova.


Em algumas pessoas essa descamação se acentua e provoca muita coceira e o incômodo aparecimento de depósitos nos ombros e nas costas. O que provoca um inconveniente social que atormenta milhões de pessoas. Mas, como todo problema de saúde, com tratamento correto e alguns cuidados ele tem controle.

A caspa pode ser causada por atividade excessiva das glândulas sebáceas, stress ou por um fungo chamado “Malassezia” (Pityrosporum ovale). Ele é encontrado naturalmente no couro cabeludo humano e se alimenta dos óleos que são produzidos naturalmente. O seu crescimento descontrolado (que ainda tem a exata causa desconhecida) é que causa a caspa dentro desses fatores já narrados anteriormente.

Veja algumas curiosidades e dicas de cuidados para controlar a caspa:

* A caspa também pode ser chamada de eczema ou dermatite seborréica.
* A caspa pode acometer a barba, o bigode, as sobrancelhas e as dobras da pele também (incluindo dentro e atrás das orelhas).
* Quarenta por cento da população do mundo é atingida por esse mal que não está relacionado à falta de higiene. Pessoas que tomam vários banhos ao dia também podem desenvolver a caspa.
* A caspa poder ser seca ou gordurosa. A seca deixa aquele “pó” nos ombros. A gordurosa causa crostas úmidas de óleo e que aderem as roupas e pode vir acompanhada de inflamações leves ou intensas do couro cabeludo.
* Os hormônios têm papel importante nesse quadro. A prova é que a maior parte dos atingidos é de homens adultos (onde as glândulas sebáceas são mais ativas). E a faixa etária mais atingida fica entre os dezoito e quarenta anos.
* Pode ser causada pelo uso de medicamentos, álcool, drogas ou pelo simples stress.
* Bebês podem ter caspa.
* Não “se pega” caspa.
* Caspa não tratada pode te deixar careca; seja homem ou mulher.
* Banhos muito quentes estimulam a caspa.
* É fundamental não dormir com os cabelos úmidos. Enxágüe-os muito bem depois de lavá-los e seque com extrema atenção.
* Lavar os cabelos poucas vezes pode aumentar ou facilitar o surgimento da caspa.
* Se te prometeram a cura definitiva da caspa: te enganaram. Mas você pode controlá-la e viver sem maiores problemas ou incômodos.
* Xampu anticaspa a base de sulfato de selênio, alcatrão ou piritionato de zinco ajudam a controlar a caspa.
* Em casos graves um médico pode receitar substâncias mais ativas para aplicação no local.
* Se a caspa aparecer, busque um médico o quanto antes para efetuar o tratamento correto. Evite “soluções mágicas” de curiosos que podem agravar o problema e provocar alergias graves.

No mais, basta tratar corretamente e a caspa não te incomodará nunca. Viva bem, viva feliz e sinta-se sempre linda e pronta para tudo.

Fonte: http://www.belezapura.org/

Nenhum comentário: