Como conservar joias

Como conservar joias.

Casamentos, formaturas e outros compromissos especiais geralmente tem a joia como objeto que oficializa a ocasião, e muitas vezes chega a percorrer várias gerações nas famílias.

O valor sentimental e financeiro fazem com que algumas delas sejam usadas poucas vezes, passam muito tempo guardadas. Dessa forma é preciso ter alguns cuidados especiais com elas. Conforme a gemóloga e designer de joias Amanda Salgado, ações simples, fazem com que a sua peça pareça sempre nova. "Sempre devemos guardar as joias em ambientes distantes de luz direta ou calor constante e um fator muito importante: elas devem ser armazenadas individualmente, o que evita riscos ou danos mais graves nas gemas e metal”, explica.


Quando for usá-las, a dica é evitar o contato da joia com elementos químicos presentes em cremes, hidratantes, perfumes, entre outros produtos de beleza. Mesmo joias mais resistentes, que não serão afetadas de forma permanente por esses produtos, serão atingidas na sua superfície, perdendo brilho e beleza.

O mesmo vale para as alianças de noivado, casamento ou até de compromisso, usadas diariamente. Na hora da limpeza use apenas uma escova de dentes de cerdas macias, água morna e sabão neutro.

"Pessoas muito dinâmicas, desatentas ou com profissões que exigem movimento brusco constante das mãos, como atletas, por exemplo, devem evitar modelos que possuam gemas cravadas, pois isso naturalmente torna a joia mais frágil", diz.

Com o passar do tempo, as peças feitas de prata costumam ficar escuras, devido à oxidação do metal, uma reação ao contato com elementos como o ar, água, e até o suor. Conforme a gemóloga, devido a composição do suor de cada ser humano, a oxidação pode acontecer de forma mais rápida ou não, "por isso algumas pessoas evitam usar prata, alegando que o metal escurece com muita rapidez".

Para desacelerar esse processo, Amanda sugere que depois de utilizadas, as jóias feitas em prata devem ser limpas com um flanela antes de guardar. “Costumamos dizer que uma joia é ‘o último artigo a ser vestido e o primeiro a ser retirado’, principalmente as que possuem gemas de extrema fragilidade, como pérolas”, explica.

Para a gerente joalheria Big Ben, Claudinéia Borges, as pérolas são muito bem vindas sempre. Seja para dar um ar mais sofisticado em um look para a noite, ou em uma produção descontraída durante o dia, usando as pérolas com camiseta e calça jeans. Para mantê-las sempre novas, ela dá algumas dicas:

- Pérolas são muito sensíveis, portanto não devem ficar expostas ao excesso de calor e umidade, ao contato direto de luz, substâncias químicas, cremes, tinturas, perfumes e água;
- Não deixe pérolas guardadas por muito tempo em lugares fechados;
- Após o uso, elas devem ser limpas com flanela seca e guardadas envoltas em tecidos de seda;
- O fio de seda existente no interior de um colar ou pulseira de pérolas deve ser trocado, no máximo, a cada dois anos. Na hora de fazer a troca do fio, também é aconselhável mandar limpar as partes da peça que não são vistas facilmente.

[Fonte]

Nenhum comentário: