Como limpar jóias e bijuterias


Dicas para limpar jóias e bijuterias:
Pedacinhos de giz na caixa de bijuterias, evita que elas escureçam.
Evite usar jóias ou relógios quando estiver a fazer trabalhos manuais. Qualquer tipo de atrito pode marcar o metal ou lascar e soltar as pedras.

Não guarde jóias umas sobre as outras. Pérolas, pedras e metais preciosos têm diferentes graus de dureza e podem ser arranhados. O ideal é embrulhá-las em papel de seda, veludo ou camurça.
Ao colocar ou tirar brincos e anéis, evite segurá-los pelas pedras, pois elas podem se soltar.


Quando for lavar as mãos, tire os anéis antes. O sabão pode ficar nos cantos das peças, prejudicando o brilho do metal e das pedras.


Se a jóia tiver pedras, é preciso verificar se elas estão firmes. Periodicamente, segure-a junto ao ouvido e bata de leve na pedra com a ponta do dedo. Se ela estiver solta, você ouvirá um ruído característico. Neste caso, leve-a a uma joalheria o mais rápido que puder.

Para maior segurança, teste os fechos de colares, pulseiras e pregadeiras antes de usá-los.



Pérolas
A pérola é uma gema porosa. Por isso, ela é vulnerável à poeira, restos de maquiagem, perfumes e outros elementos. Para conservar seu brilho natural são necessários alguns cuidados:
Limpe-as após o uso com uma flanela bem macia.
Guarde de preferência, numa caixinha forrada de tecido ou couro, se não tem, opte por embrulhá-las em papel de seda ou celofane, evitando que as pérolas sejam riscadas.
Aplique perfume ou spray para cabelo antes de colocar seu colar ou brinco - as pérolas são sensíveis aos ácidos e álcoois. Tome cuidado também, no banho, com champom e sabonetes.
Nunca acredite que as pérolas ganham vida e beleza quando banhadas com água do mar. A salinidade pode causar danos irreversíveis à textura da gema. Não entre no mar com elas.
A oleosidade natural da pele é excelente para as pérolas, deixando-as mais brilhantes e vistosas.
Troque a cada dois anos o fio de seda que prende as gemas. Com o tempo de uso ele vai esticando.
Toque suas pérolas. Elas estão vivas e vão adorar.


Deve limpar as suas jóias de quando em quando, mesmo que sejam bijuterias. De 2 em 2 anos, leve as jóias verdadeiras para uma revisão no joalheiro. E guarde-as sempre em um local bem escuro, embrulhadas individualmente em papel de seda escuro e de preferência dentro de uma bolsa de feltro ou veludo.


Banhe seus brilhantes ou diamantes com gim e seque-os bem, ou então faça uma mistura de amônia com água a ferver.
Coloque os brilhantes ou diamantes num coador ou saquinho de tecido bem fino e mergulhe dentro dessa mistura a ferver.
Deixe a água arefecer e enxágüe-os. Deixe-os depois de molho em álcool metílico, durante 10 minutos. Retire, enxugue e dê lustro com uma flanela. Se preferir, pode deixá-los mergulhado em álcool metílico durante toda uma noite. Se preciso, esfregue-os com uma escovinha macia.

Diamantes Artificiais: Limpe-os apenas com papel de seda bem fino. Não devem ser molhados em água quente ou ficar de molho em água fria por muito tempo.



Esmalte: Escove as suas jóias em esmaltes, com uma escovinha de dentes embebida em um creme preparado com grés (arenito) e um pouco de água, depois enxágüe em água corrente e enxugue com uma flanela macia.
Ônix, Ametista e Ágata: Essas jóias devem ser limpas apenas com um algodão embebido em álcool metílico.


Coral: Se tiver facilidade em conseguir água do mar, de vez em quando, deixe as jóias de coral de molho nela. Caso contrário, coloque-as em água salgada mesmo. Por isso pode tomar banho no mar sem retirar um colar ou pulseira de coral.
Para as pessoas que tem alergias a bijuterias e ficam com as orelhas inflamadas
é só furar a parte do brinco que tem o contato com a orelha no alho.


Limpeza de anéis e colares de ouro: coloque as jóias por um instante num recipiente com água morna a qual se acrescentará um detergente para roupa fina. Depois enxágüe, seque e esfregue com uma flanela. Para dar mais brilho há duas maneiras: 1) deixar de molho com sumo de cebola durante duas horas e depois secá-las bem; 2) mantê-las de molho, por 3 horas, em leite morno.


Dicas para limpar jóias ou bijuterias:
1) Passe um pano com batom, de qualquer cor.
Depois, esfregue bem com uma flanela.
O batom sai e o brilho reaparece.
2) Limpe com pasta de dentes (com uma escova de dentes velha), polindo depois com uma flanela.


[Fonte]

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei a dica, vou limpar sempre minhas joias,todos os dias.