Como combater a oleosidade dos cabelos

A oleosidade excessiva do couro cabeludo é um mal que afeta grande parte da população. É mais intensa em dias de calor e – atenção – após banhos quentes.

Aos que sofrem com os cabelos gordurosos, o dermatologista Ademir Júnior explica que o fato de o cabelo ser oleoso é uma característica individual, que pode ser herdada geneticamente.

O distúrbio não escolhe raça, sexo e é mais comum em adultos. E pode piorar durante as fases de maior estresse – afirma.

De acordo com o médico, xampus específicos são necessários, mas com cautela.

– Apesar de trazerem conforto, os problemas decorrentes do uso desses produtos devem ser considerados por quem os utiliza e por quem os prescreve – indica Ademir Júnior.

Para o dermatologista, a hidratação e a cauterização são ótimos procedimentos e ajudam a diminuir o uso excessivo de produtos anti-oleosidade.

Palavra do especialista

:: O cabelo oleoso deve ser lavado todos os dias?
Não. Esse é um mito. Lave-os em dias alternados, com água fria ou morna. Água quente faz com que as glândulas trabalhem ainda mais para proteger o couro da agressão.

:: A alimentação também influencia no aumento da oleosidade?
Sim. Há uma piora do quadro quando a pessoa consome bastante carboidratos, derivados do leite e alimentos gordurosos. O ideal é ter uma alimentação balanceada, com o consumo de mais frutas, verduras e vegetais.

:: O que uma pessoa com cabelos oleosos deve evitar?
Pessoas com esse problema não devem esfregar com força o couro cabeludo, pois a massagem vigorosa ativa as glândulas sebáceas. Só use secador se for em temperatura normal e a dois palmos do couro cabeludo.

Fonte: Silvana Andrade, dermatologista
CORREIO BRAZILIENSE


[Fonte]

Nenhum comentário: