Dicas para evitar e tratar as varizes

Doença é influenciada pela herança genética, mas o momento em que elas aparecem depende do estilo de vida do paciente.

Os "vasinhos" que podem aparecer nas pernas de homens e mulheres são diferentes de varizes. Os primeiros, chamados de aranhas vasculares, são superficiais, azulados ou vermelhos - não indicam um estágio inicial de varizes e são um problema estético.

"Um vasinho secado não volta. Pode surgir um outro vasinho, perto daquele que foi secado", diz Fernando Soares Moreira, especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).



Já as varizes têm a herança genética como fator decisivo para o seu aparecimento. A doença é popularmente identificada como veias dilatadas na perna. Se no passado a doença era associada a mulheres com mais de 40 anos, já mães, hoje os consultórios recebem pacientes mais jovens, algumas em plena adolescência. "Cerca de 85% da minha clientela tem entre 25 e 35 anos", relata Moreira.

Para varizes, há dois tratamentos. Veja abaixo:

1.
Cirurgia de retirada das varizes. Em geral, o paciente já anda no dia seguinte à intervenção.

2
Escleroterapia: menos agressivo, esse tratamento tem aplicação ambulatorial. Pode ser feito com injeções de substâncias (espuma ou glicose) no vaso, com radiofrequência ou com laser (essas duas últimas queimam o vaso).

Quem tem predisposição para a doença provavelmente irá, cedo ou tarde, desenvolvê-la. Melhor que seja tarde. É possível amenizar a intensidade das varizes e retardá-las com hábitos de vida:

1.
Pratique exercícios físicos ao menos três vezes por semana para manter o peso sob controle.

2
A cada duas horas que ficar parado, ande por 10 ou 15 minutos.

3.
Antes de adotar a meia elástica, consulte o médico - são excelentes contra as varizes, mas se o paciente tiver também doenças arteriais, a meia poderá agravar o quadro, causando até gangrena.

4.
Procure alternativas para as pílulas. Prefira as que têm baixa dosagem hormonal.



[Fonte]

Nenhum comentário: