Como conservar a beleza


Cirurgião esclarece o que realmente conserva a beleza. Profissional lista tratamentos conhecidos e avalia quais são eficazes, os neutros e aqueles não recomendados por agredirem sua saúde.

Segundo o cirurgião plástico Dov Charles Goldenberg, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, mulheres que estabelecem uma rotina disciplinada do uso dos cremes faciais e utilizam frequentemente o protetor solar, são candidatas a obter melhor resultados em cirurgias plásticas no rosto caso desejem recorrer a essa intervenção.

Mas, entre cremes, ácidos e tantos outros tratamentos, quais são os mais recomendados e por quê? O cirurgião afirma que os tratamentos estéticos na pele do rosto pedem ser dividido em três subgrupos. Os que realmente funcionam e são bons, os que não funcionam e fazem mal e ainda os que não funcionam, mas também não interferem na saúde.

O preenchimento com ácido hialurônico, o peeling correto, ou seja, indicados para cada tipo de pele específica, o laser e o botox, são tratamentos que funcionam e, se usados com parcimônia, podem adiar a cirurgia plástica e ao mesmo tempo, corrigir imperfeições como marcas deixadas pela acne, diminuir sulcos e rugas trazidos pela ação do tempo.

O botox tem a função de diminuir a tonicidade (grau de contração) do músculo que sofre com as ações do tempo. Sua hipertrofia é a causadora da famosa marca de expressão, aliada com ação da luz solar, a perda da elasticidade e hidratação da pele, dão um aspecto envelhecido ao rosto. Quando utilizado em poucas doses e espaço de tempo de repetição orientado pelo médico, o botox não faz mal a saúde e agrega aspecto natural as pacientes, diz Goldenberg.

Já o laser age como uma queimadura controlada. A descamação causa um novo crescimento do epitélio (camada celular que cobre todas as superfícies internas e externas do corpo), ou seja, uma renovação da pele.

A água termal (água pura e enriquecida com sais minerais) não tem função de postergar ou diminuir a ação do tempo, ou o envelhecimento da pele. Ela serve apenas para manter o frescor e hidratação da pele do rosto. Não deve ser indicada como um renovador celular. Quanto mais hidratada a pele estiver, mas bonita será. Em um dia de sol intenso ou na praia, ela é excelente para refrescar o calor e nutrir a pele. Tem predominante efeito de hidratação, explica o médico.

No entanto, o profissional é enfático com relação ao uso da bioplastia utilizando o PMMA (polimetilmetacrilato), também conhecido implante líquido. Essa técnica pode causar infecções e processos inflamatórios e se utilizadas em grandes quantidades, podem migrar. Por não serem absorvidos pelo corpo, quando mal posicionados, geram deformidade e até mutilação nos pacientes.

Como o custo financeiro é menor, se comparamos ao preço de cirurgia convencional, que envolve gastos com hospital, anestesista e equipe de auxiliares, pode-se ter a falsa impressão de serem mais vantajosos, mas a longo prazo podem custar muito caro e muitas vezes o médico não consegue deixar o paciente sem sequelas ou voltar a ter o rosto como antigamente, explica Goldenberg.

Por fim, o cirurgião esclarece que s peelings e lasers se tornam vilões da beleza, se aplicados em um grau de abrasividade superior ao indicado para determinado tipo de pele, ou em estações inadequadas do ano, como no verão.

A indicação do tipo de peeling varia de acordo com a idade e característica de pele da paciente. Para as mulheres de pele mais morena os peelings não podem ser muito profundos, pois tendem a apresentar mais risco de obter manchas. Já as mulheres de pele clara, geralmente com olhos claros, são as que se adaptam e obtém melhores resultados com o peeling, porém, sofrem mais com a ação do sol, completa o médico.


[Fonte]

Nenhum comentário: