Como emagrecer sem dietas radicais


Não são só as altas temperaturas que aumentam no verão. É também nessa estação que sobe o número de pessoas que buscam soluções drásticas (e pouco eficazes) para perder peso. Apesar de conquistarem adeptos durante todo o ano, é nesta época que aumenta a adesão às dietas da moda.

Os nomes são os mais variados, dieta da sopa, da lua, do tipo sanguíneo, de South Beach, Atikns e todas prometem a mesma coisa: perda rápida de peso. No entanto, essas práticas são extremamente perigosas, pois apesar de eliminarem alguns quilos, são muito restritivas e não tem comprovação científica de sua qualidade e eficácia.

Ao contrário do que prometem, podem representar riscos para a saúde ou até mesmo resultar em alguns quilos extras. “Dietas restritivas não levam em consideração necessidades individuais, podendo acarretar deficiências nutricionais, além de proporcionar reduzida sensação de saciedade, limitando a manutenção do peso, pois não permitem que se criem hábitos alimentares saudáveis e permanentes”, afirma a nutricionista Flávia Morais, da Mundo Verde, loja especializada em produtos naturais e para o bem-estar.

Para emagrecer com saúde, é fundamental realizar uma reeducação alimentar e não apostar em modismo. A base de uma alimentação saudável é o equilíbrio dos três principais grupos de nutrientes: carboidratos, proteínas e lipídios. “Por isso, não dá para eliminar por completo um deles sem que haja repercussões negativas para a saúde, o que muitas vezes, ocorre quando não há o devido acompanhamento de um profissional de nutrição”, diz a nutricionista Thaís Souza, também da Mundo Verde. Então, aposte mesmo é no equilíbrio.

[Fonte]

Um comentário:

Paulo Pereira disse...

Quem esta tentar emagrecer deve aconselhar-se com um nutricionista, o nutricionista vai ensiná-lo como deve comer os alimentos ao longo do dia. É muito importante uma pessoa largar os maus hábitos alimentares para fazer uma dieta saudável.