Retarde o envelhecimento com o Açaí

Entre as mais de 300 espécies distintas de frutas encontradas em solo brasileiro é possível listar os mais diversificados benefícios à saúde. Entretanto, o açaí, nativo da Amazônia, está no topo da seleção de alimentos funcionais, cujas propriedades atuam na prevenção do envelhecimento precoce e até mesmo doenças.

Conhecido também como Euterpe Oleracea, o açaí possui quantidades extremamente elevadas de substâncias antioxidantes, isto é, propriedades que combatem os perigosos radicais livres que envelhecem e desencadeiam doenças, entre elas o câncer. Estes antioxidantes são chamados de antocianidinas (compostos que apresentam ação semelhante à vitamina C), que se assemelham àqueles encontrados no vinho tinto.


Um estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina aponta o açaí como umas das frutas com maior poder antioxidante no combate aos radicais livres, ficando atrás apenas da acerola. “Os radicais livres são produzidos pelo sol, pelo cigarro, pelo estresse, pela alimentação desbalanceada, mas, também, pelo simples fato de respirarmos”, afirma Maurício Pupo, professor de cosmetologia, diretor do IPUPO, Consultoria em Desenvolvimento Cosmético.

“Desta forma, uma dose diária da fruta pode representar uma verdadeira faxina contra essas moléculas danosas, além de proteger as nossas células contra o envelhecimento e doenças”, diz o consultor. Graças a essas características, o açaí é um grande aliado na preservação da beleza e longevidade da pele.

No cérebro o açaí pode ajudar a manter mais saudáveis os neurônios, preservando a memória e o raciocínio. Nos olhos pode ajudar a prevenir a cegueira e a catarata. No coração mantém limpas e desobstruídas as artérias, prevenindo o infarto e o colesterol.

“Mesmo misturado com outras frutas, o açaí não perde as suas propriedades. Na verdade, é possível obter combinações deliciosas e ainda mais ricas em substâncias vitais para a saúde encontradas nas frutas. O açaí misturado com a acerola, por exemplo, terá todos os benefícios das antocianidinas, além da mega concentração de vitamina C da acerola”, recomenda o professor.

[Fonte]

Nenhum comentário: