No Brasil, em especial, nas cidades litorâneas, o bronzeado é sinônimo da beleza. Muitos se expõem ao Sol, por horas, para garantir o “bronze” perfeito. Porém, a beleza não pode ser prioridade. No Dia Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele (5), o oncologista do UDI Hospital, Antônio Borba, alerta que exposição solar prolongada e desprotegida é a principal causa deste tipo de câncer.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais incidente na população brasileira. Para 2010 são esperados 113 mil casos do tipo não-melanoma e 6 mil de melanoma. Os indivíduos mais suscetíveis são de pele, olhos e pelos claros.
“O tipo não-melanoma aparece como nódulo que não cicatriza e, geralmente aparece depois dos 30 anos e em pessoas idosas, porque está diretamente relacionado à exposição solar ao longo da vida. Já o melanoma é menos comum, porém mais perigoso podendo aparecer numa faixa etária mais jovem e se caracteriza por manchas pretas” afirma o oncologista.
A exposição excessiva ao sol, além do câncer pode provocar queimaduras, manchas na pele e envelhecimento precoce.
Então se você não perde uma praia e faz de tudo para manter o bronzeado está na hora de repensar essa atitude! Para isso, o Na Mira preparou uma dicas pra você:
Regras básicas para aproveitar o sol
- ·Evite exposições solares prolongadas e repetidas.
- ·Evite se expor ao sol entre 8h e 17h.
- ·Use sempre filtro solar com fator adequado para sua pele.
- ·Outras proteções como bonés, viseiras e chapéus.
·Para quem trabalha exposto diretamente ao sol também é necessário uso de roupas de tecidos apropriados cobrindo pernas e braços.
[Fonte]
Nenhum comentário:
Postar um comentário