Os hormônios e a sua beleza

Endocrinologista explica como os hormônios tireoidiano, estrógeno e de crescimento podem influenciar sua pele.

Segundo o endocrinologista e nutrólogo Wilmar Accursio, os hormônios são responsáveis não apenas pelo bom funcionamento do corpo, mas também pela beleza exterior. “Todos os hormônios agem em todos os órgãos de forma sinérgica, mas alguns têm influência maior em certos locais”, diz.

Os hormônios que mais influenciam na beleza da pele são, principalmente, o tireoidiano e o estrógeno. O primeiro aumenta a produção de colágeno por facilitar a síntese de proteínas – inclusive as localizadas na pele. “Ele também estimula a formação de substâncias chamada proteinoglicanos, responsáveis pela hidratação da pele”, explica Accursio. Por isso, quem sofre de hipotireoidismo acaba ficando com a pele mais seca.

O estrógeno, principal hormônio feminino, age na célula da pele, fazendo que com sejam produzidas mais fibras elásticas, que dão firmeza à pele. As mulheres na menopausa, que param de produzir a substância, sofrem com aparência da pele envelhecida, menos nutrida e viçosa.

Há ainda um terceiro hormônio, que possui as mesmas funções do tireoidiano e também do estrógeno. É o hormônio de crescimento, que inclusive já vem sendo aplicado em cosméticos. Sua deficiência, porém, não causa danos muito perceptíveis – além de ser mais rara.

Quem tem pele oleosa também pode estar sofrendo de um desacerto hormonal. A responsável pela oleosidade excessiva da pele é a testosterona – por isso, é mais raro homens terem pele muito seca. Nas mulheres, ela também é produzida, mas em menor quantidade. Se a sua pele estiver acneica, fica atenta aos níveis de testosterona no corpo.



[Fonte]

Nenhum comentário: