Dicas para praticar caminhada

Veja seis dicas para praticar uma caminhada saudável.A escolha do melhor local e horário são exemplos de preocupações importantes.

Caminhar faz bem para a saúde e todo mundo sabe disso. Mas há algumas atitudes que você pode tomar para potencializar esse exercício físico. Conheça algumas dicas do portal Saúde é Vital:

1. Faça um exame médico
Antes de começar a atividade física, consulte um cardiologista e um ortopedista. Ele vai analisar se você está em condição apropriada para fazer o exercício proposto.

2. Alongue-se
Esse tipo de exercício é fundamental para aumentar a flexibilidade das pernas e preparar os músculos para a atividade física.


3. Escolha o melhor local
Para quem está começando, um terreno muito duro ou irregular contribui para problemas nas articulações. A pessoa força uma determinada região e pode, por exemplo, desenvolver uma tendinite ou uma torsão. Prefira os pisos planos.

4. Hidrate-se
Quem pretende caminhar ou correr precisa criar o hábito de beber bastante água. Em percursos mais longos, é recomendado levar uma garrafinha para não se desidratar no meio do caminho.

5. Escolha o melhor horário
Prefira os períodos do dia com temperatura mais amena. O calor excessivo acaba limitando seu treinamento.

6. Depois, tome uma ducha fria
Após a atividade física e o alongamento, fique embaixo da água em temperatura baixa. Uma ducha fria evita a inflamação dos músculos, relaxa a região e minimiza as dores.

[Fonte]

Nenhum comentário: