Dicas para higienizar sua cozinha para evitar intoxicações


Você ainda usa colher de pau? Nunca troca a esponja de lavar louça? Deixa o lixinho em cima da pia? Então, está na hora de rever seus hábitos. Afinal, descuidos como esses podem render sérias complicações para a sua saúde.

"É fundamental saber como cuidar de todos os utensílios domésticos e se dedicar à limpeza correta de cada um deles diariamente", disse a nutricionista Larissa Cohen, do Espaço Stella Torreão.

Larissa deu ao Terra 5 dicas para você começar a usar desde já para não transformar sua casa num foco de microorganismos, que podem ser vetores de intoxicações alimentares. Confira:



1 - Lave muito bem as mãos, com água e sabão, antes e depois de tocar em qualquer alimento.

2 - Troque sua esponja de cozinha semanalmente.

3 - Elimine as colheres e tábuas de madeira. "O material absorve água e umidade, tornando-se um meio propício para o desenvolvimento e a proliferação de bactérias. Com o tempo, ele ainda cria sulcos que absorvem sujidades difíceis de limpar, aumentando as chances de contaminação dos alimentos", afirmou Cohen.

4 - Tire seu lixinho de cima de pia. Ele também é um foco para a contaminação do local onde você cozinha e também dos alimentos.

5 - Higienize frutas, verduras e legumes com solução clorada. Vinagre e detergente não dão conta de matar todos os microorganismos que podem estar nesses alimentos. "Mesmo os que vão ser consumidos sem casca precisam ser muito bem lavados", disse a nutricionista.

[Fonte]

Nenhum comentário: