Tire suas dúvidas e confira as dicas para quer tingir os cabelos

Na hora de tingir os fios, vale a pena prestar atenção nas dicas dos especialistas. Apesar de os ingredientes serem basicamente os mesmos, a forma de aplicar a tintura e os cuidados após o procedimento influenciam na cor e na textura dos cabelos. Confira as respostas para as dúvidas mais comuns sobre o tema:
Existem diferenças marcantes entre as marcas de tintura?

A única diferença está na qualidade dos ingredientes. Segundo o dermatologista Leonardo Spagnol Abraham, da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ), os agentes são geralmente classificados quanto à durabilidade da cor: gradual, temporária, semi-permanente e permanente.

" O resultado da tintura vai depender, além do produto escolhido, da estrutura do cabelo. Se ele estiver danificado e poroso, a cor e a textura podem não ficar ideais "

- Existem pigmentos naturais e sintéticos. Entre os naturais, o mais conhecido é a henna confere ao fio uma tonalidade vermelho-alaranjada. A maioria das pessoas prefere utilizar pigmentos sintéticos que conferem resultados mais previsíveis. É interessante a realização de teste de contato antes da utilização de certos produtos principalmente aqueles à base de derivados de coaltar - diz o médico.

O resultado da tintura vai depender, além do produto escolhido, da estrutura do cabelo. Se ele estiver danificado e poroso, a cor e a textura podem não ficar ideais já que os fios vão absorver muito ou pouco produto.
Qual a diferença entre tintura e tonalizante?

Os componentes são os mesmos (resorcina, resorcinol, parafenilenodiaminas, diaminotoluenos), porém, a tintura permanente penetra mais no córtex da fibra capilar porque seu pH é alcalino, explica a dermatologista Maria Fernanda. Este pH alcalino é obtido às custas de amônia. A amônia tem apenas esta finalidade e não faz parte dos ingredientes que coram ou modificam a cor dos fios. Por penetrarem mais, as tintas permanentes não saem com as lavagens, ao contrário dos tonalizantes, que saem após cerca de 8 xampús, pois só tingem a cutícula.

Ela usa um coque com mechas destacadas em verde. A sombra em seus olhos ilumina seu cabelo / Foto: Divulgação L'Oréal

Qual a diferença entre as técnicas e para qual caso cada uma é mais indicada?

Quem explica a diferença entre clareamento, decapagem, descoloração, tintura e mechas é a técnica da L'Oréal Professionnel, Sheila Duarte, que ainda especifica quando cada uma deve ser usada:

Clareamento: Pode ser através da coloração de oxidação. Os produtos podem clarear a cor natural dos cabelos em até quatro tons aproximadamente

Decapagem: É um serviço que se faz nos cabelos coloridos com a finalidade de clarear um cabelo colorido de uma cor mais escura para depois aplicar uma cor mais clara.

Descoloração: Se for necessário clarear um cabelo natural em mais de quatro tons, primeiro se faz uma descoloração para depois então aplicar uma cor mais clara.

Tintura: Existem basicamente dois tipos: os tonalizantes que não mudam muito o tom natural, não clareiam, só dão um brilho colorido; e as chamadas "tinturas" que podem mudar completamente uma cor natural de cabelo: elas clareiam e colorem ao mesmo tempo.

Mechas: Nada mais são do que uma descoloração parcial e podem ser feitas com descolorantes. Ou, se o cabelos for virgem, podem ser feito com as "tinturas", usando tons mais claros que a cor natural para criar um contraste.

A henna é melhor para os fios?

Nem sempre. As hennas puras tingem os fios brancos apenas nos tons de laranja. Quando são alcançados outros tons é sinal que que a henna natural foi adicionada aos pigmentos das tinturas comuns.

" Nem sempre a henna é melhor para os cabelos. A sintética, comercializada em pó, contém química "

A química Cristina Fernandes, sócia do Club Capelli, explica que há dois tipos de henna, a natural e a sintética. A henna natural é uma planta com alta concentração de pigmento utilizado para colorir os fios de forma semi-permanente, pois sai com algumas lavagens. Na sintética, comercializada em pó, ela é misturada a outros ingredientes que contém química.
Grávidas podem tingir os fios? Existe algum perigo para o bebê?

Durante a gravidez e lactação não é recomendado que se utilize qualquer tipo de química capilar para tingimento, permanente ou alisamento, mesmo a henna.

- Não há unanimidade quanto à segurança no uso de tais técnicas e substâncias em relação ao concepto, porém sabe-se que o risco é maior para os profissionais que aplicam os produtos químicos sem o uso de luvas e máscaras que conferem proteção adequada - explica Abraham.

A dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni, também da SBD, lembra que há estudos importantes que relacionam o uso de qualquer pigmento (henna, tonalizantes ou tintas permanentes) a má-formações fetais como neuroblastomas e doenças cardíacas. O risco parece ser muito baixo, porém existe.

O obsetra Luiz Fernando Dale enfatiza que as gestantes que querem pintar os fios ou fazer luzes devem primeiro consultar um médico de confiança para avaliar os riscos do procedimento.

Como proteger os fios do efeito da tintura?

Quanto mais uso de tintura e alisante, maior tem de ser o tratamento. Cristina Fernandes recomenda a reconstrução à base de proteínas, como queratina, proteína do trigo, da soja e do arroz, nutrições à base de vitaminas, feita especialmente no couro cabeludo, e hidratações semanais em casa.

Na realidade, todos os fios precisam receber esses tratamentos, mas os fios com tintura necessitam com maior frequência. A periodicidade ideal para cada cabelo vai ser determinada por um profissional.

Penteado é um estilo sofisticado de 1930. Na parte lateral, destaque para as mechas em rosa / Foto: Divulgação L'Oréal

Entenda os rótulos dos produtos:

Coloração gradativa: Utiliza corantes metálicos como sais de chumbo, bismuto ou prata. Escurecem o tom natural do cabelo. Após a aplicação os fios também não pode ser tingido com outra técnica, pois podem quebrar.

Coloração temporária: São corantes solúveis em água que não penetram na cutícula. Em geral saem na primeira lavagem, exceto se o cabelo foi danificado (poroso) por tratamentos químicos anteriores, o que ocasiona em efeito mais prolongado. A aplicação sobre fios previamente tingidos pode ocasionar uma coloração de tons inesperados e indesejáveis.

Coloração semi-permanente: Em geral são as hennas sintéticas. São substâncias de baixo peso molecular derivados do coaltar (diaminas, aminofenóis, fenóis). Provocam pouco dano à haste capilar, porém o efeito no cabelo quimicamente tratado pode ser imprevisível. Podem escurecer os fios em até 3 tons. Cabelos danificados ou apenas retoques nas raízes necessitam de moléculas de diferentes pesos moleculares para que a cor se mantenha uniforme.

Coloração permanente (oxidação): São soluções base de amônia que penetram na cutícula. Podem escurecer ou clarear os fios sendo mais eficazes para os fios grisalhos ou brancos. O pigmento é permanente e não sai com as lavagens. A utilização de uma nova coloração sobre o cabelo já tingido pode danificar os fios. É recomendado que procedimentos de alisamento ou permanente sejam realizados pelo menos 2 semanas antes da coloração.
[Fonte]

Nenhum comentário: