Dicas de como cuidar dos seus pés

Basta que a temperatura suba alguns graus que já bate aquela vontade de aposentar as botas e comprar aquela sandália linda para exibir nossos pés. Seja no clube, no shopping, no bar, na piscina ou na praia, é preciso estar com os pés em dia e saudáveis para poder aproveitar bem o calor. Fazer os pés não é lá uma tarefa muito simples, e o recomendado é que calosidades e unhas encravadas, por exemplo, sejam tratadas por um profissional, que se chama podólogo. Mas em casa ou na pedicure, você pode tomar algumas medidas básicas.

Um ritual que pode ser feito toda semana ou a cada quinze dias: mantenha sempre as unhas dos pés curtinhas. Além de ser muito mais bonito, é mais saudável também. Evite lixar a sola dos pés. Você pode esfoliar a área, com mais vigor nos calcanhares, e ter um efeito mais duradouro. Use um esfoliante específico para os pés e depois hidrate. Você vai ver a diferença.


E a cutícula? Muitas mulheres e até mesmo manicures têm mania de cutucar muito as cutículas e unhas, e isso acaba tirando a proteção natural dos pés. “As unhas dos pés e as cutículas têm uma função muito importante, pois são elas que nos protegem de agentes nocivos à saúde, como micoses, pressão de calçados apertados, sudorese, entre outros” explica a podóloga Lu Araschin. “Pedicures não são as profissionais mais adequadas para cuidar de unhas encravadas, e não são poucos os casos de unhas inflamadas causadas pela própria paciente ou por uma pedicure que tentou cortar uma pele infeccionada e piorou o caso. Depois disso, é só passar a base e o esmalte em seguida, se quiser. Pronto, pés bem cuidados, macios e saudáveis.

Cuidados com a pele dos pés
A podóloga Lu Araschin nos ensina alguns cuidados simples com a pele dos pés, que fazem toda a diferença na saúde e na beleza do local. Durante o banho, esfregue os pés com uma escovinha macia para a retirar células mortas. Depois, ao enxugar os pés, seque muito bem a área entre os dedos (importante: não esfregue)! Assim, você vai se prevenir contra micoses e frieiras. Se você transpira em excesso, uma dica é secar os pés depois do banho usando um secador de cabelos.
A hidratação deve ser diária. “De preferência, no fim do dia, para que o produto dure mais”, ensina Lu. O hidratante deve ser específico para pés ou, caso não tenha, um creme para as mãos. Tenha em mente que um hidratante comum não hidrata a pele dos pés como é necessário.
Caso você note qualquer mudança na cor ou no formato das unhas, não bobeie: procure um podólogo, que é o profissional especializado e vai poder avaliar o problema. Em caso de calosidades ou unhas encravadas ou doloridas, a mesma coisa. “Cutucar” não vai adiantar, e muito provavelmente vai piorar o problema.

Outra dica: “Tente não usar o mesmo calçado todos os dias. Meias de algodão são as melhores, pois retêm menos a transpiração. Se for usar calçado fechado, aplique algum talco ou spray antes de sair de casa”, indica a podóloga.

Outro cuidado necessário é usar sempre chinelos em praias, banheiros de clubes, academias, piscinas. Lu recomenda ainda a visita mensal a um podólogo. “Fazer os pés com um especialista mensalmente ajuda a manter seus pés mais saudáveis. O podólogo poderá te orientar com relação a calos, corte correto das unhas e limpeza.” Caso seu problema sejam micoses ou fungos, o melhor é consultar um dermatologista, para que você se submeta ao tratamento apropriado.

[Fonte]

Nenhum comentário: