Dicas para esfoliar cada parte do corpo


Veja as recomendações para esfoliação em diferentes partes do corpo, de acordo com a médica Maria Fernanda Gavazzoni, da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mesmo havendo produtos até para os lábios, a especialista não recomenda o procedimento no local. Confira suas dicas.

Couro cabeludo: A esfoliação da pele da cabeça não é considerada e não deve ser feita em casos de descamação, pois há o risco de aumentar o problema. Mas os produtos disponíveis no mercado conferem sensação de limpeza e são indicados para pessoas que têm os cabelos oleosos ou que usam produtos finalizadores com frequência.

Rosto: Muitos produtos trazem no rótulo ou bula recomendação de uso diário, mas antes de esfoliar a pele todos os dias converse com seu médico, pois a recomendação geral é realizar a ação apenas uma vez por semana. Mesmo assim nas áreas mais oleosas e não nas secas, pois pode ferir.

Lábios: Esfoliar a pele da boca não é necessário, pois não há camada córnea na região. A saliva e outros movimentos mecânicos realizados com frequência já se encarregam da remoção das tais células mortas. A especialista alerta que a região necessita de hidratação e de proteção contra o sol e que o ato de esfoliar pode dar a impressão de que os lábios estão maiores. "É uma área frouxa, assim como região dos olhos, e se esfregadas criam edema rapidamente, ficando inchadas."

Corpo: A recomendação é fazer movimentos suaves e, no máximo, duas vezes por semana. Se fizer todos os dias, o resultado será a irritação da pele. "Diariamente, é recomendado apenas antes de passar creme anticelulite, pois além de remover gordura da pele e melhorar a absorção, tem efeito de ativar a circulação local", disse a especialista. Os pés também podem ser esfoliados com mais frequência.

[Fonte]

Nenhum comentário: