Cabelos mais bonitos e hidratados

O movimento anelado dos cabelos crespos impede que a oleosidade produzida nas raízes chegue até as pontas. Isso torna os fios mais frágeis, ressecados, com pouca elasticidade, arrepiados e, muitas vezes, com as raízes mais oleosas e cachos indefinidos.

A saída é investir em cosméticos, para cabelos cacheados, capazes de hidratar, dar brilho e proteção, formando uma película protetora que sela a cutícula (a parte mais externa do fio) e impede a saída de água. Mas quem tem cabelos cacheados, muitas vezes, exagera na dose de creme sem saber que isso pode prejudicar os fios. Como os produtos geralmente são concentrados, quando usados em excesso podem até deixar os fios opacos.


DICA: Na hora de lavá-los coloque um pouco de xampu nas mãos, esfregue uma na outra e aplique nos cabelos úmidos. Para não deixar resíduos é fundamental enxaguar muito bem os fios. Antes de usar as máscaras de tratamento, é preciso retirar o excesso de água e espalhar o produto mecha por mecha, evitando as raízes, e deixar agir pelo tempo indicado no rótulo. A cada quinze dias, é recomendável usar um xampu de limpeza profunda para eliminar o excesso de resíduos dos produtos.


PARA DOMAR O VOLUME


O volume excessivo é uma das principais queixas de quem tem cabelos encaracolados, que armam com facilidade. Para evitar que isso aconteça, é preciso investir num bom corte, em linhas de tratamento específica, desembaraçar os cabelos ainda úmidos e jamais penteá-los depois de secos.

O corte com a base reta é proibido, pois o volume se concentra nas pontas e o resultado terá um aspecto de pirâmide. Já os cortes em dégradé e repicado são os que mais funcionam. Quanto ao comprimento, o médio é o mais indicado.

Para domar os cachos, alguns profissionais preferem cortar os cabelos secos.

Os cosméticos são outros aliados de peso para desarmar os fios e definir os cachos. As linhas de produtos específicos para cabelos crespos e cacheados são enriquecidas com princípios ativos umectantes (glicerina, manteiga de karité, aloe vera, lanolina), fortalecedores (proteínas do leite e do trigo, queratina, aminoácidos), hidratantes (extratos e óleos vegetais) e silicone, que impede a saída de água e agressão de agentes externos. Outras técnicas, como relaxamento e permanente afro (que cria cachos maiores e modelados), desde que feitas por profissionais especializados, podem ajudar a controlar o volume, moldando os cachos.

Fonte: fashionwoman.blogspot.com

Nenhum comentário: