Dicas para prevenir a conjuntivite

Confira dicas para se prevenir da conjuntivite

O outono chegou e com ele, os meses mais frios do ano. Nesta época é comum as pessoas ficarem mais próximas e em lugares fechados, o que facilita a disseminação de algumas doenças como a conjuntivite. Pensando nisso, o que fazer para diminuirmos as chances de contágio?


A conjuntivite é uma inflamação conjuntival, a parte externa dos olhos, e pode ser causada por vírus, bactérias ou alergias. Os vírus são os maiores causadores da doença. Os sintomas são olhos vermelhos, ardência, maior sensibilidade à luz, coceira e secreção ocular. Pode haver ainda, raramente, sangramentos.

A conjuntivite viral é transmitida por contato direto ou indireto com a secreção ocular de outra pessoa infectada, pelo ar, através de uso comum de toalhas, roupas de cama, objetos pessoais e piscinas com cloração deficiente. A permanência em ambientes aglomerados facilita a transmissão.

Para diminuir o risco de contágio, o médico do trabalho, Dr. Sidney Carvalho Junior, da Líder Saúde Ocupacional, empresa que realiza os exames ocupacionais da Companhia de Seguros Aliança do Brasil, dá algumas medidas de prevenção:

• Higiene pessoal adequada, com lavagem frequente das mãos;
• Não compartilhar toalhas, roupas de cama, travesseiros e outros objetos de uso pessoal;
• Evitar aglomerações; e
• Verificar a cloração de piscinas.

Fonte: http://www.aliancadobrasil.com.br

Nenhum comentário: