TPM faz mulheres gastar mais por impulso

Elas ficam descontroladas, irritadas, indóceis. A TPM rende dias de fúria e, não bastasse tudo isso, pesquisadores britânicos descobriram que muitas delas, antes da menstruação, vão às compras e não controlam os gastos.

A pesquisa da Universidade de Hertfordshire constatou que, dez dias antes da menstruação, as mulheres fazem compras por impulso, e acabam fazendo compras extravagantes. A equipe de pesquisadores entrevistou 443 mulheres com idades entre 18 e 50 anos sobre seus hábitos de compras. Quase 60% de 153 voluntárias que estavam na última fase do ciclo menstrual admitiram ter feito uma compra por impulso.


Há razões que explicam. A psicóloga Ana Cristina Canosa atribui este comportamento às alterações de humor que as mulheres sofrem durante o período pré-menstrual. “Nesta fase, a progesterona tem um aumento considerável. Ela influencia o humor feminino e tende sensibilizar a mulher, tornando-a presa fácil das alternâncias de humor e comportamentos compulsivos, como comer mais doces (a fim de aumentar a sensação de bem-estar) e comprar sem avaliação racional”, explica.

A culpa, entretanto, não é só da progesterona, pondera Canosa. O hormônio não está diretamente ligado à compulsão por compras durante a TPM. Na opinião da psicóloga, o problema vai adiante. “Acontece que, com a ação da progesterona, a mulher fica mais sensível, e essas emoções é que impulsionam a mulher a comprar mais. O fato de estarmos inseridos em uma cultura de consumo, também estimula que a maioria das mulheres encontre nas compras uma maneira de dissipar emoções negativas”, afirma.

O consumo desenfreado deve ter um limite. Segundo a terapeuta, um descontrole como este pode desencadear um transtorno obsessivo compulsivo (TOC). “É possível que, ao associar tristeza ao consumo, a mulher que já tenha um perfil compulsivo esteja suscetível a desenvolver um transtorno mais grave.

É bom diferenciar: há um comportamento compulsivo na TPM em parte das mulheres. Outras mulheres têm comportamento compulsivo diariamente, e precisam tratar com psicoterapia e, às vezes, com medicamentos” explica.

Para aprender a lidar com o turbilhão de emoções que as mulheres enfrentam durante a TPM, dicas como praticar exercícios físicos e beber bastante água, podem ajudar a controlar alguns tipos de compulsão. “Através da percepção do início dos sintomas é possível que a mulher consiga interrompê-los. Devemos entender que é um período transitório, e que vai passar. Caso os sintomas persistam ou agravem-se, procure um médico. Atualmente existem medicamentos fitoterápicos que suavizam os efeitos da TPM, e também de outras desordens hormonais” aconselha Ana.

[FONTE]

Nenhum comentário: