Previna calos, micoses e unhas encravada

Se o verão exige cuidados com os pés que ficam expostos em sandálias abertas, no inverno esse cuidado deve aumentar, já que o uso de botas e sapatos fechados propiciam o surgimento de unhas encravadas, calos, joanetes e micoses. Prevenir-se de tais problemas não é tão complicado quanto parece.


Segundo o podólogo Alessandro Guerra, coordenador técnico da rede Doctor Feet, a transpiração dos pés torna-se ainda mais intensa no inverno devido ao uso constante de calçados fechados. "Por ser um ambiente sem ventilação, a umidade alia-se à temperatura e a falta de claridade, facilitando a proliferação dos fungos", explica.



Para evitar a micose, o ideal é fazer a limpeza com um podólogo e usar loções e cremes específicos. Em casos extremos, quando há necessidade de extração total ou parcial da unha, pode-se também fazer uma reconstituição. "O processo é simples e consiste apenas na remoção da parte deteriorada, que é substituída por uma órtese (dispositivos de uso ortopédico) em acrílico", afirma Alessandro, lembrando que este serviço requer o acompanhamento de um médico dermatologista, habilitado para receitar medicamentos.

Outro problema muito comum no inverno é a unha encravada, causada pelo corte inadequado das mesmas. "Existem aparelhos fabricados em fibra molecular, órtese metálica ou órtese elastodôntica que corrigem a curvatura da unha e auxiliam no seu crescimento correto. O tratamento dura de três a quatro meses", finaliza Guerra.

Nessa época, os calos também costumam incomodar mais. Duros, sensíveis ao toque e arredondados, eles se desenvolvem nas saliências ósseas da parte de cima dos dedos, dando ao pé aspecto descuidado. "É importante que a pessoa calce sapatos confortáveis e varie o uso diário com mais de um par. Aqueles que já possuem calos e sentem desconforto e dor devem procurar atendimento especializado e evitar utilizar calicidas, que podem causar sérias inflamações", alerta o podólogo.

Dicas para manter os pés saudáveis no inverno
- Lave e seque muito bem os pés para prevenir o surgimento de frieiras.
- Nunca fique descalço em banheiros públicos.
- Evite o uso de sapatos apertados.
- Experimente sapatos no fim da tarde porque os pés costumam inchar ao longo do dia.
- Use meias de algodão.
- Lixe as calosidades pelo menos uma vez por semana. Não corte calos ou calosidades.
- Prefira que um podólogo execute o corte de suas unhas, que não podem ser aparadas muito rentes.
- Use hidratante próprio para os pés diariamente, massageando as áreas com maior calosidade.
- Se a pele estiver muito seca, passe hidratante e coloque meias para dormir.
- Deixe a unha sem esmalte pelo menos uma vez por semana para evitar o ataque dos fungos.
- Se você ficou muito tempo em pé ou caminhou demais, faça uma bela massagem com óleo ou creme apropriado e deite com os pés mais elevados, apoiados sobre um travesseiro ou almofada.
- Procure andar descalça sempre que possível.
- Role uma bola de tênis sob os pés para aliviar a dor das arcadas.

Fonte: http://www.abril.com.br

Nenhum comentário: