Dicas para a falta de tesão

Causas e soluções para a falta de tesão.
Libido em baixa pode ser sinal de repressão sexual ou insatisfação com o estilo de vida.

Mesmo a mulher mais liberal e confortável com sua sexualidade por ter, eventualmente, dificuldade em sentir vontade de fazer sexo. "Na maioria das vezes, as causas são emocionais. Mas os níveis hormonais também influenciam", disse o ginecologista Ivaldo Silva, professor do departamento de ginecologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), à revista WOMEN’S HEALTH.

Entre os mecanismos psicológicos que afetam a libido estão baixa autoestima, insatisfação com a vida ou a profissão, medo de desempenho, preocupações diversas do cotidiano.


Além disso, "o mundo evoluiu, as mulheres estão mais abertas, mas ainda trazem ranços de uma educação conservadora", diz Ivaldo Silva. Diferentemente dos homens, as mulheres recebem informações que têm muito mais a ver com proteção contra as consequências indesejadas do sexo - leia-se gravidez, DSTs e, mesmo que subliminarmente, a ideia de que boas meninas não transam - do que com o usufruto dele.

Do lado prazeroso e saudável da coisa, quase não se fala. Para completar, quando iniciam seus relacionamentos, as mulheres acabam se deparando ainda com a falta de tato e o desconhecimento que seus parceiros têm sobre o funcionamento do corpo feminino.

A consequência é que o prazer durante o ato pode se minimizar. E, pior, virar um grande trauma: há até quem se culpe por não sentir desejo. "Por mais simplista que pareça, o primeiro passo é ter a intenção de se abrir e buscar uma solução. Comece revendo tabus e preconceitos - talvez você precise de ajuda profissional. Mas a ideia é deixar florescer o desejo com liberdade", diz a psicóloga e terapeuta sexual Ana Claudia Alvim Simão, de São Paulo.

Quatro dicas para despertar a libido:

Deixe os problemas no trabalho
Quando chegar em casa, primeiro fique longe da televisão. Encare um banho morno para relaxar e proponha uma noite de namoro com seu parceiro, mas sem a pressão de que tenha que terminar em sexo. "É importante redirecionar o cérebro para longe dos problemas. Se não for capaz de acalmar sua mente, o desejo ficará prejudicado, que dirá o orgasmo", diz a terapeuta Laura Berman, diretora do Berman Center, em Chicago, nos EUA.

Confie no seu taco
Tem gente que perde o tesão só de pensar nos quilinhos a mais. Mas é preciso saber se esse excesso existe mesmo ou é pura encanação e faz parte da obsessão pelo corpo perfeito. "Todo mundo tem defeitos e é preciso aceitá-los. O que não pode é ficar pensando na celulite", diz Ivaldo Silva. Invista na autoestima. Se você se sentir gostosa, ele também vai achar.

Relaxe e...

É complicado manter o tesão por aquele cara que acha que é só apertar um botão para você entrar no clima. De outra parte, tem aquele que vai mover céus e terras para fazê-la gozar. Ok, orgasmo é bom e a gente gosta - e gosta quando o parceiro se preocupa com ele. Mas o clímax deveria acontecer naturalmente, e não como uma espécie de perseguição ou obsessão. A transa pode ser absolutamente fantástica mesmo sem você chegar lá.

Dê um empurrãozinho

Alguns alimentos podem lhe ajudar a se animar. Segundo um cientista da Universidade A&M do Texas, nos EUA, a melancia pode ter efeito semelhante ao Viagra. Já pesquisadores da Universidade de Scranton, também nos EUA, acreditam que o interesse da mulher pelo sexo é proporcional à quantidade de café que ela ingere.

Por último, o clínico Alberto Peribanez Gonzalez defende que uma dieta saudável, de preferência com alimentos in natura e com pouca carne, é capaz de melhorar a qualidade da vida sexual de homens e mulheres.

Fonte: Abril

Um comentário:

priscila disse...

Nao sinto tesaõ de forma alguma..o que eu faço me da uma dica.