A panela de pressão, bastante utilizada por donas de casa que recorrem a ela para cozinhar os alimentos com praticidade e rapidez, apesar de popular, requer alguns cuidados para evitar acidentes em casa.
Especialistas dão dicas de quais cuidados são necessários para usar esse utensílio sem ter nenhum tipo de problema. O primeiro deles é em relação a quantidade de água que não deve ultrapassar a altura dos parafusos que prendem o cabo da panela.
De acordo com o Instituto Nacional de Qualidade Industrial (Inmetro), a válvula não pode estar deformada e deve ser trocada a cada cinco anos. Também é preciso mantê-la sempre limpa para garantir a saída do excesso de vapor.
A professora de economia doméstica Fátima Massena também aconselha que depois do cozimento a válvula nunca deve ser suspensa e a que a tampa da panela só seja aberta depois de resfriada. “O mais recomendado é levar a panela para a debaixo de uma torneira que vai jogar a água fria. Isso vai ajudar a diminuir a temperatura e você vai poder abrir a panela com segurança”, orientou.
Quem utiliza o utensílio com segurança pode aproveitar da economia de tempo e de gás com o uso da panela de pressão. Um dos segredos é abaixar o fogo quando a saída do vapor começa a fazer barulho na válvula. Isso é sinal de que o interior da panela está sob alta pressão e o fogo alto não adiantaria em nada o cozimento.
“Quando começar a fervura da panela você baixa a chama e vai continuar fervendo e do mesmo jeito a temperatura se mantém. Não é necessário o fogo alto porque a temperatura não vai diminuir. O ponto de ebulição e fervura está mantido e você pode baixar as chamas e economizar gás”, disse a professora Fátima Massena.
A professora recomenda o uso da pressão no preparo de feijões, legumes e carnes. Todos esses alimentos podem ser cozidos de uma só vez evitando várias bocas do fogão acesas ao mesmo tempo. Separadamente, cada alimento pode ser cozido com a metade do tempo que se leva com uma panela comum, como explica a física.
"A grande vantagem da panela de pressão é que você vai poder cozinhar os alimentos com mais rapidez porque a temperatura do líquido dentro da panela está acima de 100 graus e ainda não virou vapor. Isso facilita muito o cozimento dos alimentos e a rapidez que esses alimentos são preparados", disse o professor de física, Beraldo Neto
Fonte: http://pe360graus.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário