Como melhorar a ação do xampu para o seu cabelo

Cabeleireiro fala sobre poder de hidratação do produto, como usá-lo e, principalmente, como escolher o ideal para proteger os fios.
Confira as orientações de Gennaro Preite, cabeleireiro e consultor técnico da marca Condor, sobre como usar corretamente os xampus e tirar melhor proveito da hora da lavagem dos fios.

Xampu antiqueda funciona?
Sim, quando a causa é a oleosidade excessiva do couro cabeludo, problema que pode entupir o bulbo capilar e bloquear a passagem do oxigênio aos fios. Geralmente, esse tipo de xampu é composto por elementos como o broto de bambu e hortelã, entre outros que proporcionam extrema limpeza.


O que é pH do xampu?
O termo trata do fator de hidrogênio que regula a acidez e a alcalinidade de qualquer substância na natureza. No caso dos cabelos, esta tabela tem um índice de 0 a 12, sendo que o fator de equilíbrio de um fio saudável tem que estar entre 5,5 e 6,5. Portanto esses devem ser os números encontrados no produtos para lavar os fios.

O que significa xampu sem sal?
Nos xampus ele é representado pelo sódio e tem a função espessante, isso significa que quanto mais grosso for um xampu, mais sódio ele vai contém. O que ocorre é que em alguns casos, o sódio resseca muito os fios, causando a perda do brilho natural, deixando-os quebradiços e sem vida.

Geralmente, xampus sem sódio costumam ser de espessura lisa e fininha e são indicados, principalmente, para cabelos com algum tipo de alisamento como escova progressiva, definitiva e relaxamento.

Xampu hidrata?
Não. A função desse produto é higienizar como um tipo de detergente que elimina a sujeita e oleosidade excessiva do couro cabeludo e dos fios. Alguns tipos de xampus têm condicionantes em sua fórmula, que proporciona maciez às madeixas. Para isso são acrescidas substâncias que eliminam o ressecamento dos fios, como a cocoamida, extraída do coco, e os parabenos, derivados do silicone.

Adicionar receitas caseiras nos xampus é bom para o cabelo?
Não é recomendado, uma vez que o produto terá sua fórmula alterada, podendo perder seu efeito, além de causar irritações no couro, alergias, urticárias, nos casos mais graves.

Quais as diferenças entre xampus para cabelos normais, oleosos e secos?
A principal diferença entre os três tipos é seu poder de adstringência. Para cabelos normais, os elementos detergentes têm níveis razoáveis, pois fará uma limpeza mais suave.

Os indicados para cabelos secos têm elementos que evitam retirar as fibras capilares. E, por fim, os xampus para cabelos oleosos têm poder de detergência, produzem bastante espuma, com grande aderência nas fibras capilares para retirar todas as impurezas dos fios e do couro cabeludo.

É verdade que o cabelo se acostuma com o xampu?

Não. O que ocorre é que o xampu passa a exercer o mesmo fator de limpeza em todas as lavagens, fazendo com que a pessoa se acostume com ele.

Xampu 2 em 1 funciona? E quanto ao numero de vezes que temos que aplicá-los?

Em alguns casos sim, principalmente em cabelos menos oleosos ou desgastados. Ao lavar os cabelos, é necessário aplicar o xampu, em média, duas vezes por lavagem.

Fonte: Abril Mulher

Nenhum comentário: