Ovário Policístico

Estima-se que 5% a 10% da população feminina em idade reprodutiva tenha a síndrome dos ovários policísticos (SOP), uma das desordens endocrinológicas mais comuns na mulher. Caracterizada pela ausência da ovulação, a síndrome é causada pelo aumento dos níveis de hormônio masculino, o androgênio. A elevação desse hormônio provoca alterações na estrutura dos ovários e induzem à formação de microcistos.

O distúrbio pode se manifestar de diversas formas e as principais queixas das mulheres são a ausência de menstruação (amnorréia) por mais de três ciclos ou seis meses, aparecimento de pêlos espessos na face e em outras partes do corpo (hirsutismo), obesidade, entre outras. A paciente também pode apresentar microcistos e aumento dos ovários. Além disso, a SOP está associada com o maior risco para o desenvolvimento de outras doenças como câncer de endométrio (tumor localizado na parede interna do útero), ataque cardíaco e diabetes.

O diagnóstico da SOP é clínico, sendo a análise confirmada a partir da presença de ciclos irregulares, anovulatórios, e sinais de aumento dos androgênios. Outros exames complementares que podem ser empregados são a ultra-sonografia as dosagens hormonais.

O tratamento da síndrome será definido pelo médico de acordo com as necessidades de cada paciente. Se há o desejo de gestação, o método a ser utilizado é o da indução da ovulação. Caso a intenção seja apenas a melhora do ciclo menstrual e da pele, pode-se optar pelos anticoncepcionais, em geral aqueles que apresentam em sua fórmula hormônios anti-androgênicos como a drospirenona, ou o acetato de ciproterona.

Vale ressaltar que existem vários tipos de cistos de ovário e há diferenças clínicas entre as condições, para isso, são utilizados alguns critérios para caracterizar se um ovário é policístico ou se os cistos diagnosticados são normais. Os cistos nos ovários podem surgir em diferentes situações clínicas, por exemplo, a partir de folículos com crescimento anormal, o que gera grandes cistos, normalmente únicos.

Outros podem surgir ao acaso, sendo considerados tumores benignos, como o caso dos cistoadenomas. Estas manifestações são diferentes das observadas na SOP, que se caracteriza pela formação de cistos pequenos e múltiplos, que não chegam a atingir grandes volumes e persistem por longos períodos.

Continue Lendo

Nenhum comentário: