Dez dicas para se proteger de Resfriados e gripes


Sempre preocupada com tudo o que possa dizer respeito à saúde, posto este artigo que pode certamente ajudar a todos quantos o lerem, para que evitem serem contaminados pelos vírus das gripes, tanto a sazonal, quanto aos da própria H1N1. Sendo que esta demanda ainda cuidados outros.

Espero ter-lhes sido útil.

Mirna Cavalcanti e Albuquerque

Em tempos inverno, a incidência de gripes e resfriados aumenta. Confira o que você deve fazer para se prevenir. Ou, a menos, estar preparado para combatê-los .

1- Fique protegido do vento e do frio - "Embora a medicina ocidental não leve isso em conta isso como um fator epidemiológico", explica o acupunturista e médico homeopata Sérgio Afonso. "E evite a ingestão, em excesso, de gelados", orienta.

2- Preste atenção nos seus pontos frágeis - O médico explica que, pessoas que têm predisposição a problemas respiratórios - por exemplo, quem tem asma - tem que reforçar os cuidados como, por exemplo, ficar atento às mudanças climáticas.

3 - Mantenha a mucosa nasal umidificada - "Como chove pouco nessa época do ano, o ar fica com muita poeira, pólen e poluição, por isso a importância de manter a mucosa nasal limpa", explica a clínica geral e acupunturista Bernadete Vidaurre. Para isso, ela indica uso de soro fisiológico três vezes ao dia.

4 - Evite contrastes de temperatura - Bernadete exemplifica: nunca tome banho quente e saia no frio.

5 - Beba muito liquido - A recomendação é de todos os especialistas.

6 - Evite concentrações - "Se você for ficar exposto a alguma situação como grande concentração de pessoas, converse com seu médico sobre a necessidade de administração de uma fórmula homeopática que fortaleça seu sistema", explica Sérgio. Ou converse com seu médico sobre a necessidade de vitaminas extras.

7 - Mantenha o seu corpo saudável, através da alimentação e de exercícios - "A saúde é o resultado de sua constituição genética e do que você come e do que faz. Por isso, mantenha seu condicionamento físico e sua alimentação balanceada", diz Sérgio.

8 - Melhore sua respiração - De acordo com a fisioterapeuta Mariana Hallack Vilela, fazer exercícios respiratórios ajuda o condicionamento. "É a respiração diafragmática, que quando ficamos adultos, desaprendemos. Quando respiramos mal, o oxigênio não ventila as regiões basais do pulmão , onde se acumula, geralmente, a secreção. E isso facilita o processo de uma infecção", diz. "A presença de secreção acumulada dificulta uma boa respiração."

9 - Por falar em alimentação, fortaleça seus sistema imunológico com a alimentação correta.

10 - E tenha hábitos de higiene como, por exemplo, lavar sempre as mãos. Confira a cartilha do Ministério da Saúde para a H1N1.

[Fonte]

Nenhum comentário: