Dicas para praticar atividades físicas no inverno


Preocupada em perder o pique para malhar com a chegada do frio – ou pior, perder a saúde? Confira o pingue-pongue com Páblius Staduto Braga, reumatologista especializado em Medicina do Esporte do Hospital 9 de Julho e acabe com o medo de sair da cama para realizar suas atividades físicas:

É perigoso fazer natação no inverno?
Não. Mas para isso é preciso seguir cuidados como se manter agasalhado após o treino, deixando um roupão próximo à piscina, por exemplo. Isso porque o corpo tem mecanismo regulatório de temperatura corporal, que permite a transição da piscina para a troca de roupa sem prejuízo à saúde.

Quais são as principais dicas médicas para não agredir o corpo durante a execução de exercícios ao ar livre nos dias de frio?
Como o exercício gera calor e aumento de temperatura, deve-se ficar atento à escolha das roupas para não deixar o corpo exposto. Dê preferência a roupas leves, confortáveis e que absorvam suor.

E durante o tempo seco?
A cautela aumenta. A baixa umidade relativa do ar é um empecilho para a prática de atividade física no período de maior movimentação na cidade, por deixar as pessoas predispostas a reações respiratórias, como alergias, rinite e viroses como resfriado.

Quais os melhores tecidos para evitar choque térmico ao sair da academia?
É melhor usar tecidos que absorvam suor, como algodão ou tecidos tipo dry fit. Quando usamos a vestimenta errada a umidade em regiões de dobras da pele pode deixar a cútis mais suscetível a micoses e irritações.

(Texto: Monique dos Anjos) [Fonte]

Nenhum comentário: