Como organizar sua casa


Organize cada canto da sua casa para ganhar tempo e espaço

Ganhar tempo e espaço são algumas das vantagens em arrumar armários, gavetas e estantes em todos os cômodos da casa. A boa notícia é que a tarefa é mais fácil do que parece.

A não tão boa é que é necessário rever essa arrumação de tempos em tempos, principalmente quando muda a estação e as roupas precisam ser trocadas de lugar para você não ficar olhando para uma blusa de lã toda hora que abre o armário e está um calor de 40º C lá fora.

Para tornar esse processo mais fácil, a dica vem do tempo da vovó: coloque de volta no lugar tudo o que tirar.

"Se devolver tudo ao seu lugar e não deixar para depois, a bagunça não vai se acumulando. E isso vale para tudo",disse Heloisa Sundfeld., da Help, especializada em organização doméstica.

"Mas pelo menos uma vez por ano é necessário dar uma geral, fazer uma limpeza não apenas no sentido de tirar a sujeira, mas tirar o que não está em uso. Aí se doa, se ainda estiver em bom estado, ou se joga fora", afirmou a especialista.

Siga as dicas dela e de Kelley Lara, da Organize Sua Vida, e deixe todos os cômodos da casa mais arrumados, funcionais e práticos.

Área de Serviço
Tenha pelo menos dois cestos grandes separados. Um para roupas sujas e outro para roupas limpas. Além disso, coloque um cabideiro, próximo à tábua de passar, para pendurar as roupas passadas.

Quanto aos produtos de limpeza, separe-os de acordo com o tipo de uso, como lavar roupas, limpeza pesada etc.

Armário de roupas
Se no seu guarda-roupas não cabe nem mais pensamento, antes de querer comprar um novo, planeje uma bela arrumação. Mesmo que você não tenha muito espaço, segundo as especialistas quase nunca esse é o real problema de um armário pouco funcional.

Kelley Lara diz que o primeiro passo é ter a quantidade de cabides compatível com as peças. Assim, você evitará perder tempo na hora de procurar uma roupa. Escolha cabides de plástico para camisas, vestidos e camisetas e tenha sempre algum cabide com ganchos para pendurar saias e um organizador de cintos.

Esvazie o armário para começar a organizar do zero e divida as peças em dois grupos: verão e inverno.

Para ganhar mais espaço para suas roupas de verão e assim manuseá-las com facilidade, guarde suas roupas de inverno em um lugar específico do armário. Blusas de lã e casacos mais leves podem ser guardadas em gavetas.

Divida as peças de cada grupo em três subgrupos: bom estado, para consertar (descosidas, sem botões, etc.) e para doar (seja porque saíram de moda, estão velhas, você cansou delas, não servem mais no seu corpo).

Conserte o que você pode continuar usando e doe o que não serve mais a uma organização de caridade. Organize as roupas de verão por tipo. Por exemplo, todas as camisas devem ser penduradas juntas e todas as bermudas também. Assim, você encontrará o que procura sem perder tempo.

Brinquedos
"As crianças são muito mais desapegadas aos brinquedos quebrados ou com peça faltando. Esses se tornam desinteressantes e descartáveis", disse Kelley Lara. Ou seja, não precisa ficar guardando aquele monte de peças que caíram de algum boneco, descarte alguns, elimine o que der da bagunça.

Depois, organize-os por itens, como carrinhos, bonecas, pelúcias, livros, jogos, fantasias e assim por diante. E é melhor guardar tudo em caixas transparentes para garantir rápida visualização. Se possível, etiquete também.

Outra dica da especialista é fazer caixas em madeira sob medida com rodinhas para armazenar brinquedos embaixo da cama, ajuda a ganhar bastante espaço quando um quarto é pequeno.

Cozinha
Um dos problemas mais comuns, segundo Heloisa, é o acúmulo de itens que não serão mais colocados em uso ou quebrados, que acabam atrapalhando a praticidade do espaço. Quebrou, tire de circulação na mesma hora. Vale para utensílios como tupperwares (com as tampas sem potes ou os potes sem tampa) e com o eletrodoméstico que quebrou e você está programando para levar ao conserto.

Comece se desfazendo de tudo aquilo que você não usa, e que só serve para ficar acumulado em algum lugar. Ambiente organizado é aquele onde você encontra facilmente tudo que usa, precisa ou gosta. O trabalho inicial é o mais árduo. Depois,quanto menos bagunça houver na casa, mais rápida e fácil será a tarefa de limpá-la e de mantê-la arrumada e organizada.

Segundo Kelley Lara, utensílios como talheres e até mesmo temperos devem estar sempre perto do fogão, de preferência em gaveteiros com divisórias adequadas para cada objeto. Se você não tiver muito espaço, você pode utilizar porta talheres que protegem, organizam e economizam espaço.

O mesmo vale para bucha, detergente e panos de limpeza. Para facilitar a organização desses itens, utilize um organizador de pia.

Outra dica, segundo Heloisa, é cuidar da boa manutenção dos utensílios e mantê-los bem limpos, pois com o tempo a sujeira, como a gordura, vai estragando as peças.

Despensa ou armário de alimentos
Organize por fileiras. Faça uma só com caixas de leite, outra de sabão em pó, água sanitária e assim por diante.

Separe o material de limpeza dos comestíveis. Isso ajuda na hora de fazer a lista de compras e também auxilia a localizar rapidamente os produtos.

Facilite a organização dos objetos utilizando miniprateleiras, que funcionam como um degrau e facilitam a visualização, principalmente, dos enlatados.

Louça
Separe o que mais usa daquelas coisas que só vão à mesa em ocasiões especiais, evitando o trabalho de tirar um monte de coisas para pegar o que está embaixo.

Armário em que se mexe demais precisa ser limpo uma vez por semana. Por exemplo: para talheres e louça usados somente em dias festivos, utilize capas protetoras. Existem no mercado capas organizadoras para talheres, capas para baixelas e capas protetoras de louça.

Muitas pessoas não se desfazem de louças ou peças lascadas para não ficar com o jogo desfalcado, mas não voltam a usá-las, pois servir alguém num prato assim não é nada elegante. Não guarde: doe ou jogue fora.

[Fonte]

Um comentário:

simone disse...

Gostei muito das dicas. Vou tentar colocar em prática.
Bjs
Sissi