Tratamentos estéticos e suas polêmicas


Dermatologista esclarece 10 dúvidas comuns sobre beleza. Botox deixa o rosto paralisado? Preenchimento labial sempre fica artificial? Usar celular demais provoca irritação na pele? Descubra com a dermatologista Carla Albuquerque, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, fala sobre temas polêmicos que envolvem tratamentos estéticos, cuidados com a beleza e bem-estar. Confira:

Toxina botulínica (botox) pode deixar o rosto paralisado?
A técnica de aplicação da toxina botulínica para tratar as linhas de expressão evoluiu muito nos últimos anos e os resultados ficaram mais naturais. Hoje, o objetivo é apenas relaxar temporariamente determinados grupos musculares e, com isso, conseguimos suavizar e prevenir linhas de expressão, dando uma sensação de descanso ao rosto.

Grávidas podem ser submetidas a tratamentos com toxina botulínica?
Não podem porque não existem estudos que comprovem sua segurança durante a gestação. Como os testes de segurança não são feitos em grávidas, não há como ter a certeza de que esse tipo de tratamento não vai fazer mal ao feto.

Especial pele
Especial cirurgia plástica

Preenchimento labial sempre fica artificial?
Para resultados bonitos e naturais precisamos de um bom preenchedor e de um dermatologista que domine a técnica de aplicação Os resultados mais naturais são obtidos quando o preenchedor utilizado é o ácido hialurônico com viscosidade intermediária. O ácido hialurônico, além de preencher os lábios e as linhas para quem já apresenta algumas ruguinhas, também atrai moléculas de água e induz a formação do próprio colágeno da paciente, o que melhora a hidratação e a sustentação do local tratado.

Pessoas com menos de 30 anos com linhas de expressão podem ser submetidas a tratamentos com toxina butolínica (botox)?
Sim. A toxina botulínica tem também um efeito preventivo de rugas de expressão. Se a pessoa faz muita mímica facial, o relaxamento temporário dos músculos proporcionados pela toxina botulínica acaba diminuindo a movimentação muscular e, consequentemente, perde-se o hábito de contrair em excesso partes do rosto responsáveis pelas rugas dinâmicas (de expressão).

Se a toxina botulínica (botox) for aplicada mais que seis vezes, pode não funcionar mais?
Isso é um mito. O risco de desenvolver "resistência" ao efeito da toxina botulínica é muito baixo, mesmo com múltiplas aplicações. No entanto, devemos respeitar algumas regras para minimizar as chances de formação de anticorpos contra a toxina botulínica, tais como: evitar retoques (quando o retoque for inevitável, usar pequenas dose e fazê-lo apenas no período de 14 a 28 dias da aplicação); dar um intervalo mínimo de três meses entre as aplicações.

Uso excessivo de telefones celulares pode ocasionar o aparecimento de erupções na pele da orelha e das bochechas?
Sim. É a chamada "dermatite do telefone celular". As lesões na pele podem ser avermelhadas, geralmente coçam e ocorrem tipicamente na bochecha ou na orelha, dependendo de onde a parte do telefone fica em contato com a pele. Pode ocorrer até nos dedos, se a pessoa passar muito tempo escrevendo mensagens de texto em botões de metal. O níquel é o responsável pelo quadro de alergia.

É possível eliminar manchas de gravidez (melasma)? O melasma acomete somente grávidas?
É possível obter um excelente clareamento das manchas, que pode ser de até 100%. No entanto, se a pessoa não se proteger adequadamente e diariamente da radiação ultravioleta, as manchas muito provavelmente irão reaparecer.

Se uma mancha for 100% clareada com um tratamento a laser, ela nunca mais volta?
A mancha pode voltar caso haja exposição à radiação ultravioleta. Portanto, a manutenção, através do uso diário e correto de fotoprotetor de boa qualidade é muito importante para evitar recidivas.

Toda pinta pode virar câncer de pele?
Nem todas as pintas têm o potencial de virar câncer de pele. As que têm um potencial maior de se transformar são chamadas de nevos atípicos e podem ser reconhecidas por meio da aplicação da regra do ABCD. Essas letras correspondem a quatro aspectos desses sinais que devem ser observados e indicam um risco maior para um câncer de pele:

* Assimetria: quando as pintas são assimétricas, isto é, metade da pinta não é o "espelho" da outra metade;
* Bordas: de limites imprecisos e contornos irregulares e mal definidos;
* Cor: várias tonalidades diferentes dentro de uma só pinta, desde marrom e preto até vermelho, branco e azulado;
* Diâmetro: pintas maiores que 6 mm tem risco maior de se transformarem em melanoma maligno.

Pele oleosa demora mais para envelhecer?
Mito. A pele oleosa, por ter uma lubrificação natural maior que a pele normal a seca, pode "camuflar" melhor as linhas e rugas. No entanto, não podemos simplificar e dizer que o processo de envelhecimento da pele se limita ao tipo de pele. Fatores que determinam com que velocidade a pele vai envelhecer são genética, cor da pele, histórico de exposição ao sol sem proteção adequada, estresse, fumo, uso de bebidas alcoólicas e hábitos alimentares errados.

[Fonte]

Nenhum comentário: