Cuidado com lesões musculares ao fazer exercícios

No verão, a busca por um corpo mais saudável e definido aumenta. Para conquistar esses objetivos vale tudo: treinos, corridas, esportes individuais e coletivos. O problema é que grande parte das pessoas iniciam essas atividades físicas sem antes procurarem uma avaliação profissional; e é aí que mora o perigo, pois, praticar exercícios sem acompanhamento pode causar problemas e dores musculares.
Confira a entrevista do fisioterapeuta esportivo Dr. Evaldo Bosio Filho sobre os riscos de lesões musculares durante os treinos e mantenha a forma e a saúde.

Quais as lesões mais frequentes no verão?
São as lombalgias, dores que acometem a coluna lombar pelo excesso de exercícios abdominais, muitas vezes realizados de forma errada ou sem supervisão, e também as lesões nos joelhos. Outro vilão são as tendinites patelares, que acontecem por exercícios repetitivos de flexão e extensão do joelho, principalmente no ciclismo e nas corridas. No entanto, as lesões mais graves são as de menisco, que também acometem os joelhos, frequentes entre aqueles que exageram durante as aulas de jump e bike.

Qual a melhor maneira de prevenir as lesões?
O excesso de atividade física sem tempo hábil para o descanso é um problema. Portanto, descansar é fundamental para evitar as lesões.

E para aqueles que estão indo à praia no verão? Quais os cuidados recomendados para praticar exercícios ao ar livre?
Primeiro é ter atenção ao sol; o protetor solar é fundamental. Segundo, é a alimentação: em dias mais quentes, consuma alimentos mais leves, frutas, verduras e hortaliças. Antes e depois da atividade física, hidrate-se, leve sempre uma garrafinha de água ou isotônico. Por último, caso sinta cãibra durante uma atividade esportiva e passe a sentir dores em algum músculo, é sinal que algo está errado. O ideal é diminuir o ritmo lentamente, nunca parar o exercício bruscamente e alongar os músculos ao final da atividade.

Serviço
Dr. Evaldo Bosio Filho
Prime Fisioterapia Especializada
Avenida Nazaré, 1139, Conjunto 105
São Paulo (SP)
Tel.: (11) 2772-5554

Redação Custom Editora


[Fonte]

Nenhum comentário: