Conheça e previna-se da AIDS


Conheça e previna-se da AIDS.

Sexo é bom, faz muito bem para a saúde, beleza e todo mundo gosta. E esse é apenas mais um dos motivos para que a prevenção contra a AIDS seja feita de maneira correta. Muitas pessoas, ainda hoje, não têm o costume de usar preservativos para as relações sexuais. E, infelizmente, esse número aumenta sem parar.





Sintomas da AIDS

Os sintomas da Aids são muito parecidos com os sintomas de outras doenças, por isso, é muito importante não se impressionar ou desconfiar das pessoas por já terem sentido ou presenciado um sintoma qualquer idêntico ao da Aids.

Infecção aguda:

No período de aproximadamente duas a seis semanas após a exposição ao vírus, a pessoa infectada pelo HIV pode, (durante um período de até 15 dias) desenvolver os seguintes sintomas:

- aparecimento de gânglios (ínguas) no pescoço ou nas axilas;
- febre diária (38° a 38,5°)
- dores nas articulações e nos músculos;
- perda de peso;
- manchas vermelhas na pele.

Estes sintomas citados, que desaparecem espontaneamente, não acontecem necessariamente em todas as pessoas infectadas pelo HIV.

Na infecção aguda, acontece uma violenta replicação do HIV no organismo e somente ao ser atingida um carga viral (quantidade de vírus por ml no sangue) bastante alta, o organismo passa a reagir, fazendo com que esta carga viral diminua para um certo nível, assim permanecendo de 8 a 10 anos, quando o organismo começará a perder sua capacidade de reação.

Janela imunológica

Existe um período entre três semanas a seis meses (variando de uma pessoa para outra) em que o sangue não apresenta anticorpos para o HIV, isto significa que neste intervalo, um exame sorológico anti-HIV pode dar um resultado negativo falso.

A janela imunológica é o espaço em que o organismo não consegue identificar o HIV. Só depois de ser muito atacado, ele consegue identificar o Vírus, formando os anticorpos que, mesmo assim, são incapazes de conter o avanço da infecção.

Existem exames específicos que detectam o HIV no organismo desde as primeiras horas em que a pessoa foi infectada. Contudo são exames extremamente caros, o que torna inadequada a sua utilização na saúde pública.

Complexo relacionado à AIDS - AIDS Related Complex (ARC)

Acontece no período aproximado de 8 a 10 anos após a infecção pelo HIV. É o momento em que o organismo não consegue mais o equilíbrio diante da ação do vírus. Daí o organismo infectado começa a ser atacado pelas doenças oportunistas, apresentando, normalmente, os seguintes sintomas:

- emagrecimento, com perda de mais ou menos 10% do peso corporal;
- diarréia prolongada (mais de um mês);
- febre persistente por mais de 30 dias;
- tosse seca, sem motivo aparente;
- sudorese (suor) noturna;
- fadiga permanente.

A Aids

Não buscando tratamento, a pessoa se predispõe ao desenvolvimento da AIDS propriamente dita. A AIDS é precedida pelas doenças oportunistas, que podem ser infecções diversas, doenças neurológicas ou alguns tipos de câncer.

No Brasil as doenças oportunistas mais comuns são:

- candidíase (sapinho);
- pneumonia por pneumocistys carinii (um tipo de protozoário);
- tuberculose;
- toxoplasmose;
- sarcoma de kaposi (um tipo de câncer);
- herpes;
- criptococose;
- citomegalovirose.

Convém lembrar que: nestes últimos 10 anos a ciência avançou bastante no tratamento da AIDS; que em nosso país este tratamento é gratuito; que as pessoas com HIV e AIDS têm direito a acompanhamento médico na rede pública de saúde e que o governo (por força de lei) disponibiliza os anti-retrovirais regularmente a todos os pacientes de AIDS.

Quanto mais cedo se descobre ser portador do HIV, melhor para o acompanhamento médico. Uma pessoa que se cuida desde o início, muito raramente vai apresentar qualquer tipo de sintoma, podendo levar uma vida normal.




[Fonte]

Nenhum comentário: