Confira dicas para ser uma boa líder


O papel do líder consiste na forma em transmitir a sua capacidade de influência sobre as pessoas. Na atualidade, esse é um tema bastante explorado. Ser ou formar líderes não é uma das tarefas mais fáceis, o bom líder deve ter paciência, respeito, compromisso e serenidade. Todos esses requisitos são fundamentais para que a sua gestão obtenha sucesso. Não há um modelo ou um estereótipo a seguir, para ser um bom líder porém, requer sagacidade, as decisões devem ser tomadas apenas após serem bem analisadas e ter perseverança nos projetos atuais e ou futuros.

A motivação também é parte integrante de uma boa liderança afinal, funcionários motivados rendem mais, demonstram satisfação e prazer no trabalho que executam e assim, ajudam no sucesso da empresa.


Enxergar além do que se vê é um fator importante, são várias as maneiras de liderar, como a técnica “coaching” que é muito conhecida e utilizada nas organizações. Tem como essência ajudar a serem dados os primeiros passos para que depois possa caminhar sozinho, aprendendo com experiências que irão treinar ao máximo o seu potencial e suas forças, guiando-as para a direção correta.

O reconhecimento deve ser sempre feito aos funcionários mesmo quando uma determinada situação falhou. As pessoas se empenham para obter um resultado positivo e isso é um motivo de reconhecimento, o esforço para algo dar certo.

Aprenda a ouvir o que a equipe tem a dizer, na maioria das vezes, você pode fazer um balanço de tudo que foi ouvido e mudar, ou ter a opinião de algo que possa manter. E ainda mais, você pode prever possíveis oportunidades ou ameaças que estão por vir e tomar as medidas corretas o quanto antes.

Nas micro e pequenas empresas a liderança é primordial, por existirem grupos menores, a atenção deverá ser redobrada e a dedicação feita a cada dia. E assim, o caminho para tornar-se um bom líder será mais fácil.

[Fonte]

Nenhum comentário: