Aprenda a cuidar dos seus olhos

O oftalmologista César Lipener, chefe do Setor de Lentes de Contato do Departamento de Oftalmologia da Univerisdade Federal de São Paulo (Unifesp), dá algumas dicas importantes para esta estação.

Há alguma recomendação especial em relação ao uso de lentes de contato na praia e na piscina?

Não é aconselhável usar lentes na piscina, na praia e na sauna devido ao alto risco de contaminação. Substâncias como o cloro da piscina ou micro-organismos presentes na água do mar podem se alojar nas lentes, causando desconforto ou aumentando o risco de doenças. Existe um protozoário, em especial, que é muito comum na água da piscina, do chuveiro e da sauna: a Acanthamoeba. A contaminação tem alta relação com o uso de lentes de contato. É rara, mas quando ocorre é difícil de tratar e traz um risco grande de deixar sequelas.


Se não puder evitar, lembre-se de que é importantíssimo fazer uma boa limpeza. Ao chegar em casa, tire as lentes e faça a higienização, deixando-as de molho na solução desinfetante.


— Há alguma orientação especial para a prática de esportes com as lentes de contato?


O uso de lentes de contato na prática de esportes traz mais benefícios do que problemas. O médico recomenda apenas o uso de colírios lubrificantes em atividades como o ciclismo, a corrida e outras que demandam muito tempo ao ar livre.

— Há alguma contraindicação sobre o uso de óculos de sol?

Muito pelo contrário. O uso de óculos de sol é altamente recomendável, desde que tenham proteção contra os raios ultravioleta. A radiação ultravioleta, prejudicial à pele, também provoca danos à visão. Há muitos indícios de que uma série de doenças, especialmente a catarata e doenças da retina, sejam agravadas por essa radiação, destaca Lipener.

— Há alguma recomendação especial para os idosos?

A recomendação não muda em relação aos cuidados sugeridos a um adulto comum. A atenção a mais é para aqueles que já são portadores de alguma doença ocular, como catarata e glaucoma. Ao entrar em férias ou em viagens, é preciso manter o uso do medicamento e não relaxar quanto a isso.

— E quanto aos olhos das crianças?


É natural que elas se exponham mais ao sol na piscina e no mar. Caso apresentem alguma irritação por conta desses fatores, podem ser feitas compressas geladas e aplicação de colírios lubrificantes que imitam a lágrima. No entanto, se o problema persistir, a recomendação é buscar auxílio médico.

— Existe alguma doença ocular típica do verão? Qual a proteção recomendada?

As conjuntivites ocorrem em ciclos e são mais comuns nesta estação do ano devido às grandes aglomerações. Apesar disso, como não é possível evitar o contágio, a orientação é manter a higiene e fazer compressas geladas caso seja pego por ela. Automedicação, jamais.

[Fonte]

Nenhum comentário: