Cuide de sua saúde mental


Dicas importantes para sua saúde mental

Estresse, má alimentação, são alguns fatores a serem banidos para garantir a saúde do seu cérebro. Confira 10 dicas de neurologistas para manter sua saúde mental em ordem.

Diariamente grande parte da população está submetida a uma rotina intensa e estressante, que em muitos casos, abre caminho para oscilações de sentimentos, como a euforia ou profunda tristeza. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 450 milhões de pessoas em todo o mundo deverão sofrer algum tipo de transtorno mental ao longo da vida. Menos da metade dessas pessoas recebe ajuda adequada.


Um relatório publicado recentemente pela OMS afirma que 24 milhões de pessoas sofrem de Alzheimer e outras demências. O documento diz ainda que o aumento do número de casos está associado a desinformação e falta de atenção. Assim, reforça-se a importância da boa manutenção e funcionamento do cérebro.

Mas, o que é possível fazer para manter a saúde do cérebro em dia? Os neurologistas Adriana Sato, da Academia Brasileira de Neurologia, e Charles André, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho dão 10 dicas para ajudar a proteger sua saúde mental.



Tenha uma alimentação saudável
Invista em um cardápio rico em fibras (verduras e cereais) e frutas. A proteína animal deve ser consumida moderadamente. Dê preferência para peixes e carnes sem pele. Evite a gordura animal, frituras, sal e açúcar. Modere o consumo de álcool (máximo de uma dose por dia para mulheres, duas para homens, caso não sofra problemas que podem ser complicados pela bebida alcoólica).

Estude
Quanto mais estudar ao longo da vida e tentar aplicar os seus conhecimentos, melhor. Escreva cartas, organize seu dia, fale bastante, puxe conversa, discuta os assuntos de seu interesse e não se isole do mundo.

Seja solidário
A solidariedade pode ser treinada. Cuide de parentes e amigos como gostaria de ser tratado no futuro, caso precise do auxílio de outros e em como gostaria de receber carinho e atenção. Fazer o bem ajuda também a aceitar com tranqüilidade se um dia for necessário que o façam por você.


Seja otimista
Busque motivos para sorrir mesmo que não tenha muitos motivos ou esteja atravessando uma fase difícil. O riso traz energias positivas, ameniza as dores e faz com que não percamos a esperança de viver dias melhores.



Exercite-se
Pratique atividades físicas com regularidade. O exercício ajuda a manter a saúde em ordem e libera substâncias responsáveis pelo prazer e pelo descanso. Assim, terá mais disposição e concentração para realizar os compromissos do dia-a-dia.

Fuja do estresse
Organize sistematicamente as tarefas que deve realizar ao longo do dia. Assim, evitará ficar ansioso para realizar todas as tarefas ao mesmo tempo. A ansiedade gera estresse e cansaço e dificulta a realização e eficiência até mesmo de tarefas simples. Reserve uma hora de seu dia para fazer algo que goste muito, onde poderá reativar sua energia.



Evite as drogas
Não use drogas ilícitas, não fume e não ingira bebida alcoólica em demasia. Estas práticas contribuem para a perda do poder de memorização, concentração e raciocínio, que já são perdidos gradativamente com o avanço da idade.

coracao1410Cuide do seu coração
Controle os fatores de risco vascular. Faça os exames periódicos e fique atento à sua saúde.

medico1410

Tenha um médico de confiança

É importante ter um profissional que se confie e que lhe dispense a atenção que você precisa e merece. Médicos precisam se mostrar atentos e interessados. Peça sempre os números de telefone para quaisquer eventualidades.

Tenha atitudes para ser feliz
Divirta-se a cada dia e maravilhe-se com a beleza de estar vivo. Seja positivo e tenha calma para encontrar soluções para as dificuldades cotidianas com calma. Krishnamurti tem uma frase que sintetiza bem a importância desse esforço: “Lembre-se de que a vida é uma só, aproveite cada dia como se lhe restasse não um minuto, um dia, ou um ano, mas uma hora de vida apenas”.

Fonte: http://novohamburgo.org/

Nenhum comentário: