Dicas para manter a forma neste inverno

Atenção às tentações da estação. Comer é ótimo; as guloseimas parecem ainda mais tentadoras do que de costume no inverno; e, ainda por cima, aquele chocolate quente está piscando pra você.

Pois calma, muita calma. Respire fundo e leia as nossas dicas. Você pode, sim, matar a vontade de um monte de maravilhas invernais, mas há sempre uma opção que dá menos culpa no final.

Emagreça a pipoca
Ela é a companheira ideal daqueles momentos em frente da TV - momentos que se multiplicam no inverno. Portanto, tome nota: se estourada no óleo vegetal, ao invés de margarina ou manteiga, mantêm-se as propriedades do milho e diminuem-se as calorias. Outra dica é não carregar no sal, pois ele ajuda o corpo a reter líquido.


Chocolate quente sem culpa
Não dá para passar pelo inverno sem esse blockbuster da estação. Mas ele engorda... então, uma dica é prepará-lo com leite desnatado e cacau em pó, que, diferentemente dos achocolatados, não contém açúcar. Adoce com adoçantes dietéticos.

Atenção às sopas
Elas podem se transformar em inimigas da sua balança. Principalmente porque dão aquela sensação de que são levinhas... Mas, acredite, as sopas são perigosas no inverno. Principalmente as que precisam ser engrossadas. Boas opções são as que levam palmito, aspargos, abóbora ou milho (mais cremosas). Coloque no cardápio também as sopas sem creme de leite, principalmente as de legumes. Além de saborosas, são mais saudáveis.

Torradas e pães
Aí é complicado, né? Quem não curte um pãozinho recém-saído do forno no café-da-manhã (ou naquele lanchinho da tarde)? A dica, aqui, é optar pelos pães integrais; para acompanhá-los, prefira geleias naturais ou diet, patê de peru ou cream cheese light. Evite (ou tente evitar) o requeijão; mesmo na versão light, ele é uma bomba calórica.

Queijo e vinho
Outro item indispensável da lista de inverno - até porque tem tudo a ver com a estação. Mas é preciso ter cuidado. O ideal é dar preferência a queijos brancos. Uma dica é consumi-los com orégano e azeite de oliva extravirgem. Já no quesito vinhos, estabeleça uma ou duas taças por dia. E prefira, quando possível, os tintos, que são menos calóricos que os brancos ou rosés.

Bebidas quentinhas
Uma boa notícia: o café tem teor calórico baixíssimo. Portanto, invista nele, mas cuidado para não tomá-lo somente com leite integral. Prefira os desnatados. E troque o açúcar e o mel pelo adoçante dietético. Outra boa dica são os chás de ervas.

Mais é menos
Uma dica fundamental nesta estação é comer mais vezes durante o dia. Para isso, diminua o intervalo entre as refeições. Aproveite que o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal no inverno e aumente a ingestão de lanches durante seu dia - mas siga as dicas acima, hein?

Almoço e jantar
Não é a coisa mais fácil do mundo de se fazer, mas vale a pena. Durante o inverno, nas principais refeições diárias, substitua frituras por cozidos, assados ou grelhados e inclua saladas em pelo menos uma delas para aumentar o contato do organismo com vitaminas e sais minerais.

Fonte: Especial para Terra

Nenhum comentário: