Uma das figuras da animação mais famosas do mundo fez, dia 23 deste mês, 75 anos. Mas nem por isso parece estar a envelhecer, já que são muitas as marcas que recorrem à sua imagem para a colocar em 'T-shirts', malas, estojos... O licenciamento da imagem de personagens da banda desenhada ou animação, mesmo antigas, é cada vez mais utilizadoMax Fleischer transportou para os grandes e pequenos ecrãs personagens de referência como Popeye e Betty Boop.
O mais habitual é que, quando se estreia um novo filme de animação, as grandes marcas como a McDonald's ou os cereais da Nestlé surjam com ofertas de figuras de plástico, por exemplo das personagens. Aconteceu recentemente com o filme Idade do Gelo 3, anteriormente com, por exemplo, Shrek. Outras marcas em áreas tão diversas como a da confecção, calçado e até editorial chegam a produzir malas, sapatos, ténis... A isto chama-se licenciamento, sendo este um negócio cada vez mais rentável.
Mas há o caso de marcas que se interessam também por personagens antigas, que não tendo presença "em cartaz" com a estreia de filme, como é o caso da Betty Boop, ou também da série animada Heidi, têm cada vez mais procura.
O saudosismo das gerações que contactaram com estas personagens é o principal factor que leva marcas a colocar nas suas lojas, caso da marca de lingerie Women Secret, pijamas com a Heidi ou o seu amigo Pedro. Aconteceu recentemente com os bonecos da Rua Sésamo, ou os Marretas, que não tendo produzido qualquer novo episódio aparecem aos consumidores em forma de mala, carteira, material escolar, boné, numa tentativa, também, segundo explicam muitos especialistas em marketing, de perdurarem no tempo pelos seus atributos. No caso de Betty Boop, toda uma estética dos anos 30, carregada de sensualidade, que outrora chocou, mas hoje colhe admiradores pelo mundo fora, reforçada pelo advento da Internet. Conscientes disto mesmo, a dona da marca Betty Boop colocou à venda no seu site oficial um vasto conjunto de peças que vão desde as malas, aos despertadores, passando pelas canetas... que vão dos 2 euros aos 60 euros.
No início do século XX, o cartoonista Max Fleischer (1883-1972) foi um dos pioneiros da animação norte-americana. Transportou para o grande ecrã personagens da banda desenhada como Popeye ou o Super-Homem e apresentou ao mundo figuras emblemáticas como Betty Boop, Koko ou Bimbo, que se estrearam em produções dos seus Fleischer Studios.
Entre os filmes de animação que o norte-americano produziu encontra-se Out of the Inkwell, uma série de desenhos animados do tempo do cinema mudo em que se estreou o palhaço Koko. Estes filmes foram exibidos entre 1919 e 1929, mas nos anos 30 foram substituídos pelosTalkartoons, já com som. Foi em Dizzy Dishes, uma destas fitas, que Betty Boop apareceu.
Depois, em 1933, os Fleischer Studios levaram Popeye das tiras de BD para o grande ecrã. E, em 1941, animaram o Super-Homem, em parceria com a DC.
Por fim, em 1942, a Paramount adquiriu a empresa dos irmãos Fleischer, que se reformaram.
Acabadinha de fazer 75 anos, Betty Boop está tudo menos velhinha. Com uma linha de objectos que vai desde malas, passando pelas carteiras e chapéus... esta personagem continua a dar sinais de vitalidade e de sensualidade, apreciadas por muitos, sobretudo aqueles que admiram os atributos: pernas torneadas, cinturinha de vespa, olhos grandes, boca em beicinho...
Com a data oficial de nascimento marcada no dia 23 de Julho de 1934, fruto da criatividade de Bud Couniham, que se inspirou na cantora Helen Kane, Betty Boop passou pela censura, pelos seu redesenho... mas resistiu e hoje aí está na Internet.
Fonte: http://dn.sapo.pt
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