Dicas de segurança um romance pela internet

Especialista em Direito Digital dá dicas de segurança em redes sociais.
Confira os cuidados para preservar suas informações pessoais na web.

Assim como a internet abre caminhos para conhecer pessoas interessantes, infelizmente, também possibilita o contato com interessados não em um relacionamento amigável, mas sim em aproveitar essas novas oportunidades para praticar crimes no mundo virtual ou real.

http://i286.photobucket.com/albums/ll112/lithienhuu/computerlove.jpg

Leia também: Às vésperas do Dia dos Namorados, Orkut vira 'Google do amor'



Por isso, a advogada especialista em Direito Digital Patricia Peck Pinheiro dá algumas dicas importantes para que o internauta busque com segurança um romance pela internet.



Veja ainda: Especialistas dão dicas para solteiros montarem perfil 'matador' no Orkut



- Evite colocar informações de endereço residencial, comercial, dados referentes a empresa na qual trabalha, remuneração ou renda familiar, sejam próprios ou de terceiros, assim como demais informações de outros membros da família.

- Não informe sua senha para outras pessoas. A senha tem que ser sigilosa, individual e intransferível.

- Evite o uso de fotos (prefira colocar uma imagem figurada).



- Caso suspeite de que alguém entrou no seu perfil ou montou um perfil com seus dados, mas é falso, entre em contato imediatamente com o provedor do serviço para solicitar cancelamento e/ou bloqueio.

- Evite passar informações de natureza sensível (saúde, situação familiar, profissão)

- Caso a pessoa se apresente como sendo alguém que você conhece, faça uma pergunta que só a pessoa que ela diz ser saberia de fato.



- Se agendar algum encontro presencial, escolha um local público e movimentado; vá na companhia de alguém; avise onde vai estar para algum parente ou amigo; e não aceite carona para ir embora. É preferível, por cautela, usar seu próprio carro, pegar um táxi ou outro meio de transporte.


Fonte: Mylène Neno Do G1, no Rio

Nenhum comentário: