Confira os cuidados para preservar suas informações pessoais na web.
Assim como a internet abre caminhos para conhecer pessoas interessantes, infelizmente, também possibilita o contato com interessados não em um relacionamento amigável, mas sim em aproveitar essas novas oportunidades para praticar crimes no mundo virtual ou real.
Leia também: Às vésperas do Dia dos Namorados, Orkut vira 'Google do amor'
Por isso, a advogada especialista em Direito Digital Patricia Peck Pinheiro dá algumas dicas importantes para que o internauta busque com segurança um romance pela internet.
Veja ainda: Especialistas dão dicas para solteiros montarem perfil 'matador' no Orkut
- Evite colocar informações de endereço residencial, comercial, dados referentes a empresa na qual trabalha, remuneração ou renda familiar, sejam próprios ou de terceiros, assim como demais informações de outros membros da família.
- Não informe sua senha para outras pessoas. A senha tem que ser sigilosa, individual e intransferível.
- Evite o uso de fotos (prefira colocar uma imagem figurada).
- Caso suspeite de que alguém entrou no seu perfil ou montou um perfil com seus dados, mas é falso, entre em contato imediatamente com o provedor do serviço para solicitar cancelamento e/ou bloqueio.
- Evite passar informações de natureza sensível (saúde, situação familiar, profissão)
- Caso a pessoa se apresente como sendo alguém que você conhece, faça uma pergunta que só a pessoa que ela diz ser saberia de fato.
- Se agendar algum encontro presencial, escolha um local público e movimentado; vá na companhia de alguém; avise onde vai estar para algum parente ou amigo; e não aceite carona para ir embora. É preferível, por cautela, usar seu próprio carro, pegar um táxi ou outro meio de transporte.
Fonte: Mylène Neno Do G1, no Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário