Coloque tudo no freezer

Cozinhou muito feijão? Comprou limão demais? Exagerou na quantidade de caldo? Usou as gemas e sobraram as claras? Não jogue nada fora: congele. Quase tudo na cozinha pode descansar no freezer e voltar à mesa. Veja como embalar e guardar corretamente

Se eu tentasse lhe vender um novo eletrodoméstico que poderia ajudá-lo a poupar dinheiro, reduzir o desperdício alimentar e colocar comidas na mesa mais rapidamente, a única coisa que você perguntaria seria "Quanto?" A resposta é: "Nada, você já o possui: é o freezer."

Se usar conscienciosamente o freezer você o valorizará como nunca. Pegue ingredientes crus que tenha em quantidade excedente - ou cuja vida queira prolongar - e congele. Ou congele coisas que já cozinhou. Se fizer isso regularmente, e mantiver seu freezer organizado, sua culinária será mais barata. E você reduzirá o desperdício.

Poucos alimentos melhoram na geladeira. Eles não melhoram no freezer, tampouco, mas degradam mais lentamente, em especial se mantivermos a temperatura em 0° ou menos. Cheque o termômetro. E saiba: congeladores cheios são mais eficientes.

Enquanto estiver congelando, lembre-se de que seu inimigo é a queimadura de freezer, que seca superfícies expostas ao ar deixando cheiros desagradáveis e texturas fibrosas. Para evitá-la, envolva o alimento em duas, três embalagens, enchendo bem os recipientes e tirando todo ar possível (os sacos tipo zip são bons).

Alguns alimentos e molhos, como pesto, podem ser armazenados com uma camada de óleo no topo. Outros, como feijão cozido, podem ser cobertos com água ou o caldo do cozimento, deixando espaço para dilatação. E lembre-se: o propósito de congelar é prolongar a vida de alimentos que se vai comer, não adiar o momento de jogá-los fora... Use os congelados depois de algumas semanas, se possível, mas certamente antes da próxima safra. Isso não é tanto uma questão de segurança - a comida congelada raramente "estraga" -, mas de qualidade.

Mais uma coisa, fácil de esquecer e impossível de exagerar: rótulo. É incrível quantas coisas ficam parecidas com outras no freezer. Use um pincel atômico, escreva exatamente o que é ("peixe" ou "cozido" não é tão claro como "tamboril" ou "cozido cord/perna"), e date.

Continue Lendo

Nenhum comentário: