Lipoaspiração facial

Criada há mais de três décadas, a lipoaspiração segue no topo do ranking dos procedimentos mais procurados no País, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Criada em 1977, pelo médico francês Yves Gerard Illouz, é amplamente utilizada para definição da silhueta. “Mas não é só isso. Lançamos mão também no âmbito facial”, afirma o médico brasiliense Wandler de Pádua, membro da SBCP.

Os novos padrões de beleza, que preconizam corpos enxutos graças à alimentação balanceada e à atividade física, pedem rostos com mandíbulas definidas e maçãs destacadas. “A lipoaspiração pode ser utilizada para fazer com que a face fique mais afilada, sem perder a harmonia”, comenta o cirurgião plástico.

Para mulheres que estão acima do peso ou têm rosto naturalmente marcado pelo excesso de volume, a lipoaspiração também se aplica. A proposta é conferir contorno à face e deixar à mostra o pescoço, muitas vezes escondido sob a papada. O procedimento facial é feito com cânulas especiais, que minimizam o trauma e, conseqüentemente, os riscos.

Associada à retirada da gordura, o paciente submetido à lipoaspiração facial passa, naturalmente, por uma retração da pele. Isso acontece porque as cânulas criam túneis através dos quais a gordura é sugada. Durante o processo de cicatrização desses túneis, ocorre no local uma neovascularização, com liberação de fibroblastos e elastina. O resultado é um lifting biológico, natural.

Embora pareça simples, a lipoaspiração facial deve ser realizada exclusivamente por profissional habilitado, ou seja, médico especialista em cirurgia plástica. “Feito sob anestesia local e sedação, o procedimento demanda de 8 a 24 horas de internação, além de estrita observação às recomendações do pós-cirúrgico”, complementa Dr. Wandler.

Fonte

Nenhum comentário: