SUS vai ter que oferecer mamografia anual para mulheres acima dos 40 anos

Desta vez a promessa foi dívida. Entrou em vigor dia 29 a lei do deputado Enio Bacci (PDT), que obriga o SUS a oferecer mamografia anual a todas as mulheres acima dos 40 anos.

A RP Valéria Baraccat, que luta pela causa desde que recebeu o diagnóstico de câncer de mama, há cinco anos, comemora essa conquista: "O Brasil é carente com relação ao tratamento do câncer de mama como um todo. Porém, o primeiro de muitos passos já foi dado", vibrou.
A medida parece vir em boa hora, pois uma pesquisa realizada pela Pfizer e divulgada ontem (28/04) revelou a desinformação da mulher com relação ao câncer de mama. Muitas delas apontaram o estresse como um dos principais fatores de risco da doença, ao invés de relacionar fatos como menopausa tardia, histórico de câncer na família ou reposição hormonal. Além disso, apenas 29% das pacientes sadias entrevistadas seguem a orientação do médico, realizando a mamografia, principal forma de diagnóstico precoce da doença, e 33% fazem ultrassom do seio quando solicitadas.

"Muitas mulheres não têm o costume de se submeter a mamografia, mas foram os exames periódicos que me salvaram a vida. Conscientizar a população virou um objetivo de vida", constatou a RP.

O Instituto Arte de Viver Bem foi criado para melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens, idosos e mulheres portadores de Câncer de Mama. A partir de uma série de pesquisas, a idealizadora da iniciativa social, Valéria Baraccat, que está nos últimos meses de tratamento, incentiva portadoras da doença a encontrarem na prática de atividades físicas/esporte uma esperança para o fim da depressão e a aceleração da reabilitação física e psíquica.

No site www.artedeviverbem.com.br você já encontra dicas para melhorar seu dia a dia, bem como artigos sobre os direitos reservados às mulheres mastectomizadas.

Continue Lendo

Nenhum comentário: