Lendas, Mentiras e mitos da beleza


Alertas, lendas e receitinhas caseiras que sempre circularam entre as mulheres agora se multiplicam na internet e entopem nossas caixas de e-mails.

Entre tantas histórias de terror e tratamentos alardeados como milagrosos, você sabe o que é verdade e o que não passa de balela? Você vai se surpreender...


Mito 1- Alguns batons contêm chumbo na fórmula.
Verdade. Alguns corantes precisam do chumbo para ser fixados, mas isso não significa que eles sejam perigosos: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabelece um limite do metal nos produtos.

Mito 2- Anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer mais rápido
Nada a ver. A pílula é um composto hormonal produzido para agir quando ingerido oralmente, e não em vias tópicas.

Segundo a Sociedade Americana de Dermatologia não há efeito nenhum sobre o cabelo. Sendo que misturar o comprimido pode comprometer a fórmula do xampu e fazê-lo perder suas propriedades.


Mito 3- Esmalte escuro deixa as unhas mais espessas
Mentira. O pigmento que dá cor ao esmalte não interage com a unha, é insolúvel. Por isso, não há como estabelecer uma relação direta. Vale destacar ainda que a história de que esse tipo de produto tem mais iodo - e por isso fortificaria as unhas - é pura lenda.

Unhas saudáveis precisam trocar oxigênio com o ambiente, ou seja, devem ficar um ou dois dias sem pintura nenhuma.



Esqueça os mitos. Passar batom não traz malefícios


Mito 4- Desodorante causa câncer.
Nenhum estudo comprova essa afirmação. A polêmica que vira-e-mexe aparece em e-mails de alerta costuma girar em torno do cloridrato de alumínio - substância que controla a transpiração nas axilas. Mas ela não está relacionada com a doença.

Mito 5- Rodelas de pepino clareiam olheiras.
Mais ou menos. O pepino tem propriedades calmantes e descongestionantes, que aliviam o aspecto arroxeado das olheiras. Por isso, as compressas com o legume gelado amenizam o problema. Mas só as rodelas não são suficientes.

Para clarear, é necessário um tratamento que retire os pigmentos escuros da região, como o laser.


Rodelas de pepino não são uma solução definitiva para olheiras

Mito 6- Esfoliar o rosto com aveia e limão elimina manchas
Não! Esqueça o uso do limão em qualquer tratamento de beleza. Por ser fotossensível, o sumo da fruta causa queimaduras e manchas. Já a aveia é uma boa base esfoliante se usada com óleos hidratantes, para não agredir a pele.
A melhor maneira de eliminar definitivamente as marcas é recorrer a tratamentos abrasivos feitos por um dermatologista.


Mito 7- Lavar com água fria dá mais brilho ao cabelo
Verdade. A água quente retira a oleosidade natural dos fios, estimulando as glândulas sebáceas do couro cabeludo a produzir mais óleo para cobrir esse déficit.

Já a água fria conserva essa camada natural dos cabelos, mantendo a produção de óleo em equilíbrio.

Mito 8- Raspar os pêlos das pernas com lâmina engrossa os fios
A medicina diz que não (apesar de tantas mulheres jurarem que sim). O que acontece é que a base do pêlo é mais grossa e firme, enquanto as pontas são finas e macias ao toque.

Ao raspar com a lâmina, você retira essa parte mais delicada, deixando o resto do pêlo, mais resistente.


Fonte

Nenhum comentário: